-
O professor e a ideia de profissionalismo
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
11/06/2020 06:24
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
A docência vai além do conhecimento técnico: o profissionalismo exige, antes de tudo, compromisso com um projeto coletivo
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Profissionalismo e Competência - 16 de março
-
O saber e o ensinar articulados na escola
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
11/06/2020 06:31
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
A maneira como compreendemos o conhecimento influencia o planejamento da prática em sala de aula
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Planejamento e Avaliação - 13 de abril
-
Oficina - Game Design: Alunos e Professores Construindo Jogos Digitais Educacionais
-
por Cláudia Regina
—
publicado
16/11/2022
—
última modificação
16/11/2022 16:47
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Evento público,
Evento online,
Educação
Localizado em
EVENTOS
-
Oficina - O Vivido, a Memória e a Escrita de Si: Oficina para uma Pedagogia das Escrevivências
-
por Cláudia Regina
—
publicado
16/11/2022
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Evento público,
Evento online,
Educação
Localizado em
EVENTOS
-
Oficina de Brinquedos Científicos: Cine Palito, Espectroscópio de Caixinha, Caleidoscópio e Disco de Newton
-
por Cláudia Regina
—
publicado
13/09/2022
—
última modificação
13/09/2022 16:18
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Evento público,
Evento online,
Educação
Localizado em
EVENTOS
-
Organização da Educação Brasileira: das Normas Gerais a Gestão Local
-
por Cláudia Regina
—
publicado
21/07/2023
—
última modificação
14/08/2023 09:47
—
registrado em:
Educação,
Evento público,
Evento online,
Cátedra de Educação Básica,
Gestão
Localizado em
EVENTOS
-
Os desafios da formação inicial e seus impactos
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:59
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Cursos de Pedagogia e licenciaturas perdem a oportunidade de preparar os futuros professores para a prática da sala de aula e transformam as iniciativas de formação continuada em "supletivos" do que deveria ter sido a graduação
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Experiências Inovadoras na Formação do Professor da Educação Básica - 18 de maio
-
Os desafios para tratar da degradação ambiental, da exclusão social e das guerras no ensino básico
-
por Letícia Campos Graciani
—
publicado
20/09/2024
—
última modificação
30/09/2024 10:38
—
registrado em:
Ciências Ambientais,
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia
Em recente reunião acadêmica, o professor Luiz Carlos de Menezes tratou de desafios contemporâneos, como a degradação ambiental, a exclusão social e a sucessão de guerras, no contexto educacional, de forma a despertar a atenção e o engajamento dos estudantes.
Localizado em
NOTÍCIAS
-
Para consolidar um espaço permanente de formação continuada
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
No fechamento do semestre, participantes exploram ideias para os próximos anos da Cátedra e reconhecem o espaço de discussão como relevante para sua formação continuada
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Sistematização e Propostas - 30 de novembro
-
Para mudar a cultura escolar, é preciso articular o coletivo
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Os projetos são a principal forma de integração das disciplinas. Mas, para que deixem de ser ações pontuais, é preciso mobilização dos gestores
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - 28 de setembro