Você está aqui: Página Inicial

Resultado da busca

87 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item














Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
VideoIEA Ciclo Ação e Formação do Professor: Experiências Inovadoras (3º Encontro) - Parte 1 de 2
por Sergio R V Bernardo publicado 28/05/2019 última modificação 18/09/2019 11:16 — registrado em:
O terceiro encontro do ciclo tratou de experiências inovadoras na educação básica. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2019
VideoIEA Ciclo Ação e Formação do Professor: Experiências Inovadoras (3º Encontro) - Parte 2 de 2
por Sergio R V Bernardo publicado 28/05/2019 última modificação 18/09/2019 11:17 — registrado em:
O terceiro encontro do ciclo tratou de experiências inovadoras na educação básica. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2019
VideoIEA Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 1 - Jogos Para Aprender a Raciocinar
por Sergio R V Bernardo publicado 23/05/2020 última modificação 10/06/2020 22:52 — registrado em:
O que é e por que aprender a raciocinar? Os jogos KenKen e Sudoku como práticas de raciocínio. Como utilizar os jogos KenKen e Sudoku em alunos da Escola Fundamental ou da Escola de Jovens e Adultos? O que é raciocinar em nível operatório concreto ou em nível formal ou hipotético dedutivo?
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2020
VideoIEA Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 1 - Não é Possível Ensinar Tudo: As Virtudes das Ideias Fundamentais
por Sergio R V Bernardo publicado 23/05/2020 última modificação 11/06/2020 05:48 — registrado em:
Ideias fundamentais em cada disciplina: um critério para discernir. Ideias fundamentais da matemática: um elenco. Exploração de ideias como as de Proporcionalidade, Equivalência, Ordem, Aproximação. Algumas ideias fundamentais transdisciplinares: Rede, Indício, Iceberg, Mapa, Narrativa, Fusão de Horizontes, Constelação.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2020
VideoIEA Conhecimento, Ciência, Tecnologia e Valores - 1º Encontro
por Sergio R V Bernardo publicado 06/06/2020 última modificação 11/06/2020 05:46 — registrado em:
Primeiro encontro do Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica promovido pela Cátedra de Educação Básica da USP em 2020.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2020
Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica
por Cláudia Regina publicado 12/05/2020 última modificação 03/08/2020 13:56 — registrado em: , , ,
Localizado em EVENTOS
Escola, Diversidade e Equidade
por Rafael Borsanelli publicado 01/08/2019 última modificação 23/09/2019 08:58 — registrado em: , , ,
Localizado em EVENTOS
Estratégias para engajar famílias
por Nelson Niero Neto publicado 07/02/2020 última modificação 07/02/2020 14:19 — registrado em: , , ,
Conhecer a comunidade a fundo e envolvê-las no planejamento das ações da escola é o primeiro passo para aproximá-la da instituição
Localizado em PESQUISA / / Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes / Escola, Diversidade e Equidade - 31 de agosto
Bons projetos nascem da escuta dos alunos
por Nelson Niero Neto publicado 07/02/2020 — registrado em: , , ,
Propostas motivadoras consideram o contexto escolar e dos estudantes. Para criá-las, é necessário conhecê-los e respeitar as características do grupo
Localizado em PESQUISA / / Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes / Escola, Diversidade e Equidade - 31 de agosto
Das disciplinas à transdisciplinaridade
por Nelson Niero Neto publicado 07/02/2020 — registrado em: , , ,
Desde a Grécia Antiga discute-se como diferentes saberes podem se relacionar. Nas escolas, é preciso promover cada vez mais interações entre as áreas do conhecimento
Localizado em PESQUISA / / Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes / Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - 28 de setembro