-
Eugênio Bucci e Marina Massimi estão entre os vencedores do Jabuti Acadêmico 2024
-
por Mauro Bellesa
—
publicado
07/08/2024
—
última modificação
04/09/2024 11:37
—
registrado em:
memória,
Grupo de Pesquisa Jornalismo Direito e Liberdade,
Psicologia,
Comunicação,
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento,
Cultura Digital,
capa
Localizado em
NOTÍCIAS
/
Rede IEA
-
Sonhar e Criar na Função da Poética Visual Ancestral
-
por Cláudia Regina
—
publicado
07/08/2024
—
última modificação
08/10/2024 15:10
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento,
Indígenas,
Evento público,
Arte
Localizado em
EVENTOS
-
6 pesquisadores do IEA são finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024
-
por Mauro Bellesa
—
publicado
06/08/2024
—
última modificação
06/08/2024 12:52
—
registrado em:
Psicologia,
Cátedra Oscar Sala,
Diversidade,
Mídia,
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento,
Cultura Digital,
capa
Localizado em
NOTÍCIAS
/
Rede IEA
-
As Influências da Neoescolástica na Psicologia como Ciência e Profissão na Argentina e Brasil
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
20/06/2024
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento
O movimento neoescolástico renovou o pensamento católico e representou uma nova psicologia científica relacionada ao campo religioso. Esse novo programa se propagou até a Argentina, onde procurou implantar uma ciência psicológica livre de interpretações mecanicistas e reducionistas. O encontro trata dessa atuação da neoescolástica na instituição da psicologia argentina como ciência e profissão entre 1900 e 1960, com destaque para a trajetória e contribuição de acadêmicos católicos argentinos.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024
-
Agência Africana e Indígena em São Paulo no Período Colonial
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
20/06/2024
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento
O encontro apresenta estudos recentes e inovadores da história social, concentrando-se nas complexas redes de sociabilidade e experiências de populações africanas e indígenas na São Paulo colonial. São abordadas as dinâmicas internas daquela sociedade, examinando suas estruturas e investigando como os diferentes sujeitos históricos atuavam e se relacionavam em um contexto desafiador de controle e opressão. Para isso, são discutidas categorias explicativas como “agência”, “resistência” e “autonomia”.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024
-
Memória da Ciência, Memória da Arte
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/06/2024
—
última modificação
17/06/2024 10:35
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento
O evento visa contribuir na discussão do papel do casal Max Löwenstein e Lily Epstein Löwenstein na formação de importantes acervos científicos e artísticos em São Paulo nos anos do segundo pós-guerra. Além da colaboração de Lily na Faculdade de Medicina da USP e no Instituto Biológico, os dois imigrantes alemães tiveram uma atuação relevante nas iniciativas de Assis Chateaubriand, Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi no MASP, na fundação da rede dos museus regionais e em outras atividades culturais.
São apresentados também os resultados de uma pesquisa sobre as exposições didáticas do primeiro MASP, e ainda “De Humani Corporis Fabrica” uma experiência didática inspirada no tratado de Vesalius do século XVI realizada por artistas pesquisadoras da ECA no acervo de anatomia do ICB USP.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024
-
Memória da Ciência, Memória da Arte
-
por Cláudia Regina
—
publicado
04/06/2024
—
última modificação
08/10/2024 14:48
—
registrado em:
Evento público,
Ciência,
Arte,
Cultura,
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento
Localizado em
EVENTOS
-
A Experiência de Educar para Além dos Conteúdos: As Contribuições de Claire Lange e Helena Antipoff
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
29/05/2024
—
última modificação
29/05/2024 11:03
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento
Os participantes do webinar trataram da experiência educativa de Claire Lange e Helena Antipoff, duas imigrantes que deram contribuições inovadoras à educação. Lange nasceu na Suíça, em 1857, e chegou a Santa Catarina em 1887, onde fundaria com seu marido o povoado denominado Brüderthal (Vale dos Irmãos). Lá, o casal educou crianças e jovens, ensinando música instrumental e canto.
Helena Antipoff nasceu na Rússia, em 1892. Formada em psicologia e ciências da educação, mudou-se para o Brasil em 1929. Em Belo Horizonte, pesquisou o desenvolvimento mental e social das crianças locais. Criou a Sociedade Pestalozzi de Belo Horizonte, destinada à educação de crianças "excepcionais", e a escola para excepcionais da Fazenda do Rosário, sua mais importante contribuição e, hoje, referência pedagógica.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024
-
Agência Africana e Indígena em São Paulo no Período Colonial
-
por Cláudia Regina
—
publicado
28/05/2024
—
última modificação
08/10/2024 14:50
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento,
Indígenas,
Evento público,
Evento online
Localizado em
EVENTOS
-
Laços Comunitários e Preservação da Memória da Imigração: o Caso do Ex-Núcleo Colonial de Cascalho
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
30/04/2024
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento
Este seminário trata da forma como a comunidade do ex-núcleo colonial de Cascalho recolheu, catalogou e criou instituições para a preservação de sua memória, por meio de laços de pertencimento em torno da herança da imigração italiana.
Os participantes também discutem como o trabalho de inventariar e digitalizar arquivos de fazendas, escolas e núcleos coloniais permitiu a preservação do patrimônio do interior paulista.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024