Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / César Ades, psicólogo

César Ades, psicólogo

por Flávia Dourado - publicado 15/03/2012 00:00 - última modificação 04/10/2015 11:40

O psicólogo César Ades foi uma referência nacional e internacional em etologia (estudo do comportamento dos animais). Nascido no Cairo, Egito, em 8 de janeiro de 1943, Ades veio para o Brasil aos 15 anos. Graduou-se em psicologia em 1965 no Instituto de Psicologia (IP) da USP e no mesmo ano iniciou suas atividades docentes, tornando-se professor titular do Departamento de Psicologia Experimental em 1994. cesaradesnota.jpg

Foi coordenador do Laboratório de Etologia do IP-USP, editor da "Revista de Etologia" e membro do Conselho Editorial das revistas "Behavior and Philosophy" e "Acta Ethologica". Ades fundou a Sociedade Brasileira de Etologia, da qual foi presidente. Integrou a Federação de Sociedades de Biologia Experimental e o International Council of Ethologists. Em 2003, coordenou a 28th International Ethological Conference, da International Scociety of Comparative Psycology. Sob sua orientação, formaram-se 25 mestres e 23 doutores

O psicólogo foi diretor do IP-USP de 2000 a 2004 e vice-diretor de 1998 a 2000. Em 2004 ingressou no Conselho Deliberativo do IEA. No final de 2007, foi nomeado pela então reitora Suely Vilela diretor do Instituto para mandato de fevereiro de 2008 a janeiro de 2012. Também participou do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário da USP e do Conselho Curador da Fuvest. Morreu aos 69 anos, no dia 14 de março de 2012.

Programa "Trajetória" da TV USP com César Ades, gravado em outubro de 2011

ARTIGO

Publicado por César Ades na revista
"Pesquisa Fapesp" de março de 2009

REPORTAGENS

Sobre pesquisas realizadas ou orientadas por César Ades — Revista "Pesquisa Fapesp" (março e novembro de 2003 e janeiro de 2006)

Sobre a carreira de César Ades — "Jornal da USP" de 26 de março a 1º de abril de 2012

HOMENAGEM

Texto de Paulo Rogério Menandro apresentado em 23 de setembro de 2010 no I Encontro do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento

Nota da Direção do IEA

É com imenso pesar que o IEA registra a morte no dia 14 de março, do prof. César Ades, aos 69 anos, em decorrência de traumatismos ocasionados por atropelamento seis dias antes.

Ades era uma personalidade de grande importância no meio acadêmico bras ileiro, por sua estatura científica na área de psicologia experimental,  alta competência e dinamismo como professor e também pelas suas atividades bem-sucedidas na gestão universitária. De fato, suas gestões à frente do Instituto de Psicologia e, posteriormente, do Instituto de Estudos Avançados da USP foram marcadas por uma grande dedicação, eficiência, comprometimento e visão de futuro.

O Instituto de Psicologia, o Instituto de Estudos Avançados e a Universidade de São Paulo perdem, assim, um brilhante ex-aluno, professor, cientista e gestor, cuja ausência será muito sentida nas salas de aula, nos laboratórios, nas reuniões da Universidade, nos congressos brasileiros e internacionais e, talvez mais importante, nas nossas vidas, já que o César (como todos o chamavam) sempre tinha um sorriso e palavras agradáveis para todos, dos mais humildes aos mais graduados, dos mais próximos amigos (que eram muitos) aos que não conhecia.

15 de março de 2012

registrado em: ,