You are here: Home / NOTÍCIAS / Novo encontro de pesquisadores trata dos efeitos das manifestações

Novo encontro de pesquisadores trata dos efeitos das manifestações

by Mauro Bellesa - published Jun 28, 2013 06:40 PM - - last modified Sep 28, 2015 08:09 AM

Encontro da Série UTI Brasil do
Laboratório Sociedades Contemporâneas

VÍDEO — SÍNTESE — FOTOS

Manifestantes na cobertura do Congresso Nacional - 4

As medidas e decisões adotadas e propostas pelos governantes e pelo Legislativo respondem às aspirações das manifestações populares das últimas semanas? É viável um pacto político, econômico e social nacional? É possível uma reforma política significativa que reduza o déficit de representatividade, amplie os mecanismos de democracia participativa e traga maior transparência ao sistema político-eleitoral?

Essas questões constituem o eixo temático do encontro Como Avançar?, segundo da série UTI Brasil, do Laboratório Sociedades Contemporâneas, no dia 3 de julho, às 11 horas, na Sala de Eventos do IEA.

Depois do diagnóstico preliminar da situação proporcionado por 14 expositores no encontro O Que Está Acontecendo?, realizado no dia 21 de junho, desta vez, quatro entrevistados serão questionados sobre a reação que as manifestações ocasionaram nas esferas governamentais, legislativas, nos partidos políticos, nas centrais sindicais, entidades estudantis e outras organizações sociais.

Serão entrevistados André Singer, Maria Lúcia MontesEugenio Bucci e Matheus Preis. Já estão confirmadas as participações dos seguintes entrevistadores, todos vinculados ao IEA: José Álvaro Moisés, Sergio Adorno, Renato Janine RibeiroBernardo Sorj, Hernan Chaimovich, Eda TassaraPedro Jacobi, Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira, Graziela Kunsch, Martin GrossmannArlene Clemesha e Renato Corrêa Baena.

Cada entrevistado responderá a três perguntas e cada entrevistador formulará apenas uma questão. A parte final será dedicada a um debate entre os participantes e a respostas para perguntas do público. A mediação estará a cargo de Martin Grossmann, diretor do IEA. (Leia o programa.)

Os interessados em participar do evento devem enviar mensagem para leila.costa@usp.br. As vagas são limitadas. Quem não puder comparecer, poderá assistir ao encontro via web e enviar perguntas para iearesponde@usp.br ou via Facebook (ieausp.br) ou Twitter (@ieausp).

Também haverá transmissão do encontro por videoconferência para o Auditório do Polo São Carlos do IEA, que fica na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, campus da USP em São Carlos.

Foto: Arthur Monteiro/Agência Senado