You are here: Home / NOTÍCIAS / Livro sobre polinizadores será lançado dia 26 em Ribeirão Preto

Livro sobre polinizadores será lançado dia 26 em Ribeirão Preto

by Sandra Codo - published Jul 19, 2012 12:00 AM - - last modified Feb 18, 2016 03:38 PM

Aprofundar o conhecimento da situação dos polinizadores no Brasil, seu declínio e seu impacto na agricultura, na biodiversidade e no agronegócios é o objetivo do livro "Polinizadores no Brasil — Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais", lançado no dia 26 de julho. A obra foi produzido pelo Grupo de Pesquisa de Serviços Ambientais do IEA e publicada pela Edusp.

Aprofundar o conhecimento da situação dos polinizadores no Brasil, seu declínio e seu impaccapapolinizadoresnobrasil.jpgto na agricultura, na biodiversidade e no agronegócios é o objetivo do livro "Polinizadores no Brasil — Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais", lançado n dia 26 de julho. A obra foi produzido pelo Grupo de Pesquisa de Serviços Ambientais do IEA e publicada pela Edusp.

A obra reúne 23 estudos de 85 pesquisadores de 36 instituições científicas do país. O objetivo do trabalho é aprofundar o conhecimento da situação dos polinizadores no Brasil, seu declínio e seu impacto na agricultura, na biodiversidade e no agronegócio.  As pesquisas foram realizadas com o patrocínio do CNPq e do Fundo Setorial do Agronegócio.

Os organizadores do volume são Vera Lucia Imperatriz-Fonseca (coordenadora do grupo do IEA), Dora Ann Lange Canhos, Denise de Araujo Alves e Antonio Mauro Saraiva. Segundo eles, os artigos apresentam o tema com foco no Brasil, mas com um resumo da situação global, incluindo uma proposta de estratégia de desenvolvimento da área para o país. "O livro não esgota o assunto, mas representa uma mobilização sem precedentes da comunidade brasileira de estudos sobre abelhas e polinizadores". (Leia mais sobre os artigos em .)

O livro começa com estudos sobre a conservação de biomas, as síndromes de polinização e os polinizadores vertebrados, apresentando uma lista inédita destes, reunida por especialistas brasileiros. Em seguida, os artigos tratam de polinizadores como besouros e mariposas, mas concentram-se nas abelhas, os polinizadores mais utilizados na agricultura.

Outros artigos tratam de bases de dados de plantas e polinizadores, dos métodos de avaliação de biodiversidade, de coleções de polinizadores e informatização dos acervos, de construção de palinotecas (coleções de grãos de pólen) e sua importância para manejo de polinizadores. Estudos de casos utilizando a modelagem preditiva como método de comunicação com os tomadores de decisão são apresentados tendo em vista as alterações no clima previstas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climática (IPCC) da ONU. As espécies invasoras também estão contempladas no livro, bem como o efeito das ações antrópicas (modificação da paisagem, pesticidas) sobre a conservação e uso dos polinizadores.

"Polinizadores do Brasil — Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais" (Edusp, 488 pags., R$ 130,00). O livro pode ser adquirido no site e lojas da Edusp e também em outras livrarias.