Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Georges Sarton e a Medicina Hipocrática como Modelo Científico

Georges Sarton e a Medicina Hipocrática como Modelo Científico

por Cláudia Regina - publicado 06/04/2017 09:40 - última modificação 11/05/2018 10:36

Detalhes do evento

de 24/04/2017 - 11:00
a 24/04/2017 - 13:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

No início da institucionalização acadêmica da História da Ciência, seu destacado promotor George Sarton apresentou a visão da medicina grega praticada pela Escola de Hipócrates como pioneira na formação do espírito científico e como sendo um modelo para as ciências empíricas que se desenvolveram sob o primado da razão. Apresenta-se um rápido esboço da obra de Sarton e sua aplicação para os tratados ditos hipocráticos. Não é intenção examinar aqui as obras atribuídas a Hipócrates, seus predecessores ou seguidores, mas sim sublinhar alguns dos aspectos levantados por Sarton a esse respeito, problematizando-os. Isso, todavia, não impede de perguntar qual seria a possível relevância atual dos fundamentos dessa antiga técnica médica.

Evento público, gratuito e com inscrição prévia.

Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina

Palestrante:

Gildo Magalhães dos Santos Filho (FFLCH e IEA-USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br