Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / 28 de Abril: Dia Mundial em Memória das Vítimas dos Acidentes e Doenças do Trabalho

por Cláudia Regina - publicado 09/04/2021 15:40 - última modificação 25/08/2023 12:47

Detalhes do evento

de 22/04/2021 - 16:00
a 22/04/2021 - 18:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O dia 28 de abril significa, no mundo inteiro, a data escolhida para lembrar dos trabalhadores e trabalhadoras vitimados por acidentes do trabalho e por doenças profissionais e outras doenças relacionadas ao trabalho, e para lutar por melhores condições de trabalho, para que tais perdas humanas não voltem, jamais, a acontecer. E que jamais voltem a ser toleradas e “naturalizadas” pela sociedade, pelos empregadores e pelos governos, como se isto fosse normal; fosse ‘inerente’ ao trabalho; fosse o ‘preço do progresso’, e outras falácias que constroem e mantêm uma ideologia perversa. Isto não poderia ser jamais tolerado! E isto deve ser dito e repetido no 28 de abril de cada ano, e em todos os outros dias do ano, todos os anos!

Proposto pelos movimentos sociais dos EUA, a data foi escolhida em função do dia 28 de abril de 1969, quando a explosão de uma mina em Farmington, no Estado da Virgínia, matou 78 trabalhadores. A iniciativa de criar um “Memorial Day” rapidamente alcançou os movimentos sociais e de trabalhadores de outros países, e, também, chegou no Brasil.

Por sua vez, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a partir de 2003, elegeu o ’28 de abril” para celebrar o “Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho”. No Brasil, o “Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, com o dramático subtítulo “Lembrar os mortos – Lutar pelos vivos”, tornou-se, de 2005 em diante, o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, graças à Lei no. 11.121/2005. Portanto, as diferentes iniciativas, com pequenas variações no nome, convergem na grande questão da Saúde e Segurança dos Trabalhadores e Trabalhadores, que deve ser lembrada todos os dias, e que tem o “28 de abril” como data emblemática de memória, de luta e de promoção do Trabalho Digno, Seguro e Saudável.

Neste ano de 2021, e no âmbito do IEA/USP, o evento alusivo ao “28 de abril” será celebrado no dia 22 de abril, e terá como foco: lembrar as trabalhadoras e os trabalhadores mortos pela covid-19 e lutar pelos vivos!

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Abertura: René Mendes (IEA/USP)

Palestra:

Gilmar Ortiz de Souza (Pastoral Operária e IEA/USP)

Debatedoras:

Maria Maeno (Fundacentro)

Luciana Barretto (LBS Advogados e Instituto Lavoro)

Encerramento

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo