Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / 30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago

30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago

por Rafael Borsanelli - publicado 02/09/2019 11:25 - última modificação 25/08/2023 11:58

Detalhes do evento

de 18/09/2019 - 08:45
a 18/09/2019 - 17:20

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Em comemoração aos 30 anos da publicação de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, único escritor de língua portuguesa laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, o IEA promove uma jornada de conferências sobre essa obra-prima que encerra sua primeira fase literária. O livro, preferido de Harold Bloom, narra a história de um revisor que resolve alterar o texto de um livro de História que está a revisar, denominado História do Cerco de Lisboa, simplesmente acrescentando um “não” na frase que dizia que os cruzados concordaram em ajudar o rei português a tomar a cidade que estava sob o domínio quase milenar dos mouros. Descoberto o erro, a casa publicadora acrescenta uma errata aos exemplares distribuídos, sem maiores consequências, mas a mulher responsável por acompanhar o trabalho de todos os revisores da editora desafia o revisor a reescrever a história do cerco sob essa sua nova ótica, enquanto vai surgindo um envolvimento romântico entre os dois. Duas histórias em paralelo passam a ser narradas, a segunda delas assumindo o caráter de romance histórico, ainda que subvertido. Saramago mostra, mais uma vez, sua maestria tanto na descrição dos mundos cristão e islâmico, em seu máximo conflito, como na rica caracterização das personagens, em toda a sua humanidade.

O evento contará com pesquisadores que analisam a obra de Saramago sob múltiplas perspectivas, na interface entre a Literatura, a História e a Filosofia. Faz parte das atividades do projeto O ateu amoroso: a compaixão pelo sofrimento imposto pelo homem aos animais na obra de José Saramago, desenvolvido por Jaime Bertoluci, Professor Associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-USP e pesquisador colaborador do IEA-USP.

Jaime Bertoluci (ESALQ e IEA - USP)

Jean Pierre Chauvin (ECA-USP)

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade do auditório: 60 lugares

Onde estamos

Instituto de Estudos Avançados

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo