Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / 4º Colóquio Internacional “Artífices da Correspondência: Procedimentos Teóricos, Metodológicos e Críticos na Edição de Cartas"

por Sandra Sedini - publicado 17/10/2016 11:25 - última modificação 16/12/2016 11:00

Detalhes do evento

de 08/11/2016 - 09:00
a 09/11/2016 - 18:00

Onde

Sala de eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O evento, que conta com a parceria do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA-USP, reunirá pesquisadores do Brasil e da França, discutindo questões envolvidas na edição de correspondências. Levando em consideração a prática editorial no Brasil e no exterior, os participantes do colóquio buscam difundir percepções técnico-científicas atualizadas, sinalizando as potencialidades e vicissitudes do trabalho interpretativo e os aspectos interculturais presentes nas trocas epistolares. O colóquio difundirá importantes acervos de cartas ainda inexplorados em instituições nacionais e internacionais, como também edições preparadas pelos pesquisadores ligados ao Convênio USP/Cofecub (2012-2016), que reúne o Instituto de Estudos Brasileiros e o Centre de Recherches sur les Pays Lusophones, da Universidade de Paris 3 - Sorbonne Nouvelle.

Evento gratuito, aberto ao público e sem inscrição.

Capacidade da sala: 55 lugares.

Abertura:

Prof. Dr. Marcos Moraes (Instituto de Estudos Brasileiros - USP)
Profa. Dra. Sandra Margarida Nitrini (Diretora do IEB-USP)
Representante da Pró-Reitoria de Pesquisa – USP

Conferência de abertura:

Profa. Dra. Marisa Lajolo (Universidade Presbiteriana Mackenzie/UNICAMP)

Língua de cartas é língua em mangas de camisa e pé no chão

Mesa-redonda: Abordagens do gênero epistolar

Alain Pagès (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3), Que nous disent les autographes?

José-Luis Diaz (Université Denis Diderot), Écrire, éditer, interpréter les lettres de jeunesse (1800-1914)

Comunicações 1: Questões metodológicas e críticas

Marcos Antonio de Moraes (IEB-USP), Por uma história das edições de cartas no Brasil e na França: projetos paradigmáticos

Nelson Luis Barbosa (Pós-doutorando IEB-USP), As cartas de Osman Lins e Hermilo Borba Filho: uma amizade virtual, tocada pelo real

Silvana Moreli Dias (Pós-doutora IEB-USP), “...é uma verdadeira estrela de luz nas trevas deste tempo e deste lugar”: correspondência Otto Maria Carpeaux & Gilberto Freyre

Comunicações 2: Procedimentos editoriais

Virgínia Camilotti (UNIMEP), Cartas de Paulo Barreto (João do Rio) a João de Barros – circulação cultural entre Brasil e Portugal no início do século XX.

Júlio Castañon Guimarães (Fundação Casa de Rui Barbosa, RJ), Carta, projeto e dispersão

Valeria Lima (UNIMEP), Indícios de um projeto para o Brasil: a Nação e as artes nas cartas de Debret a Araújo Porto-Alegre

9 de novembro 2016

Comunicações 3: Instrumentais interpretativos