Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Alimentos: Gerando Conhecimento para Alimentar o Mundo

Alimentos: Gerando Conhecimento para Alimentar o Mundo

por Sandra Sedini - publicado 11/11/2019 17:50 - última modificação 12/12/2019 16:46

Detalhes do evento

de 25/11/2019 - 08:20
a 25/11/2019 - 17:30

Onde

Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

De acordo com a FAO, quase 1 bilhão de pessoas não tem acesso a uma alimentação de forma que atenda suas necessidades diárias de nutrientes. A cada 4 segundos, uma pessoa morre de forme no mundo. Segundo a ONU, em 2050 haverá mais de 9,5 bilhões de habitantes no mundo. Em função deste crescimento populacional, será necessário um incremento de 70% na produção de alimentos para atender à demanda dos novos consumidores que surgirão nos próximos 30 anos.

Paralelamente, tem-se observado o aumento no interesse pela qualidade dos alimentos que são consumidos pela população. A busca por uma vida mais saudável tem levado os consumidores a se tornarem cada vez mais exigentes e a questionarem fatores como composição dos alimentos, como eles são produzidos e como podem afetar a saúde. Diante deste cenário, tem surgido os chamados alimentos fitness, funcionais, orgânicos, etc.

O Brasil se apresenta como um importante player no mercado mundial de produção de grãos e de proteína animal, se destacando de uma forma decisiva como um dos grandes fornecedores de alimento para o mundo, posição que alcançou em virtude de vários fatores tais como: posição geográfica e clima favoráveis, disponibilidade de mão-de-obra, além do desenvolvimento de pesquisas de ponta.

Desta forma, o objetivo deste Strategic Workshop será o de trazer à comunidade a oportunidade de debate sobre os principais tópicos relacionados à produção e qualidade de alimentos e o que os pesquisadores da Universidade de São Paulo e colegas de outras instituições e da iniciativa privada, têm feito procurando trazer soluções estes temas que são tão relevantes para a sociedade. Além disso, o Strategic Workhop estimulará a integração de pesquisadores de diferentes áreas de atuação, segundo sua expertise, no intuito de promover a busca de soluções práticas e aplicáveis.

Na programação do evento, após a abertura oficial, haverá uma palestra magistral abordando os desafios para a produção de alimentos para as próximas décadas. Na sequência, serão apresentados diferentes módulos, com o objetivo de desmistificar conceitos, abordando temas relacionados com antibióticos e hormônios na alimentação animal, defensivos agrícolas e a produção de alimentos, organismos geneticamente modificados, qualidade e segurança dos alimentos, alimentos processados e “carne” de laboratório.

Iniciada em 2015, a série Strategic Workshops já promoveu diversos encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na Universidade de São Paulo.

O objetivo​ deste workshop​ é incentivar a organização da pesquisa na USP em torno desse tema estratégico, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades.

Coordenação:

Clique aqui para acessar a série de fotos e vídeos Strategic Workshops.

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade do auditório: 120 lugares

Cadastramento

8h20

Abertura – Gerando Conhecimento para Alimentar o Mundo

Sylvio Canuto (PRP USP), Ana Paula Tavares Magalhães (PRP-USP), Lúcio Francelino Araújo (FZEA USP)

8h50

Palestra Magistral - Mitos e Verdades na Produção de Alimentos

Antonio Gilberto Bertechini (UFLA)

9h30

Módulo I – Uso de Antibióticos e de Hormônios na Alimentação Animal: Mito ou Verdade?

Ariovaldo Zanni (Sindirações)

João Palermo Neto (FMVZ USP)

Mediadora:

Cristiane Soares da Silva Araújo (FMVZ/USP)

10h30

Intervalo

10h45

Módulo II – Defensivos Agrícolas e a Produção de Alimentos: Quais os Riscos para a Saúde Humana

Expositores:

Christian Lohbauer (CropLife Brasil)

Mediador:

José Octávio Menten (ESALQ USP e CCAS)

11h45

Módulo III: Desmistificando os Organismos Geneticamente Modificados

Expositores:

Maria Lucia Zaidan Dagli (FMVZ USP)

Maria Lucia Carneiro Vieira (ESALQ USP)

Mediadora:

Fabiana Fernandes Bressan (FZEA USP)

12h45

Intervalo

Módulo IV – Qualidade e Segurança dos Alimentos

Expositores:

Anderson de Souza Sant'Ana (UNICAMP)

Fernando Barbosa Júnior (FCFRP USP)

Mediador:

Carlos Augusto Fernandes de Oliveira (FZEA USP)

Módulo V: Alimentos processados: vilões ou mocinhos?

Expositores:

Rodrigo Petrus (FZEA USP)

Marcelo Cristianini (FEA UNICAMP)

Ana Carolina Port (Estácio Centro Universitário)

Mediadora:

Fernanda Maria Vanin (FZEA USP)

Módulo VI: “Carne” de Laboratório: Uma Revolução na Produção de Alimentos?

Expositores:

Rodrigo Silva Goulart (FZEA USP)

Viviane Abreu Nunes Cerqueira Dantas (EACH USP)

Ana Lúcia Corrêa Lemos (CTC ITAL)

Mediador:

Marco Antônio Trindade (FZEA USP)

17h30 Encerramento

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo