Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Vetores Saudáveis: Possível Reconfiguração dos Modelos Educacionais Pós-Pandemia (WEBINÁRIO)

por Sandra Sedini - publicado 05/05/2020 11:10 - última modificação 19/05/2020 13:53

Detalhes do evento

de 14/05/2020 - 15:00
a 14/05/2020 - 16:30

on-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Em paralelo ao esforço prioritário de contribuir para abrandar as consequências nefastas da atual crise deflagrada pela disseminação do SARS-CoV-2, cabe às instituições acadêmicas abrir espaços parao pensamento coletivo sobre a reconfiguração da sociedade humana pós-pandemia. A Academia de Ciências do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pelo Instituto de Estudos Avançados, associam-se na organização de um ciclo de conversações virtuais sobre a construção de uma sociedade humana saudável, que permita às pessoas bem-estar físico, mental e social.

Ainda em tempos de pandemia, com este ciclo de webinários damos sequência à série de Strategic Workshops, iniciada em 2015 pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Seu objetivo é incentivar a organização da pesquisa em torno de temas estratégicos, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades.

Este primeiro webinário focalizará o fundamento para essa construção, que é a educação, com destaque para a educação básica de qualidade.As exposições focalizarão a possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia sob três óticas – internacional, nacional e estadual.

Abertura:

Sylvio Canuto (Pró-Reitor de Pesquisa USP); Vanderlan Bolzani (Presidente da ACIESP) e Guilherme Ary Plonski (Diretor do IEA)

Expositores:

Claudia Costin – Ex-Diretora Global de Educação do Banco Mundial e atual Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV/EBAPE: quais são os cenários vislumbrados nos principais foros internacionais?

Mozart Neves Ramos – Ex-Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, ex-Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação e atual titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP (polo de Ribeirão Preto): que expectativas podemos nutrir no âmbito nacional?

Bernardete Angelina Gatti – Pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas no campo da educação e atual presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação: quais são as perspectivas para o Estado de São Paulo?

Instigador:

Naomar de Almeida Filho - Ex-Reitor da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Sul da Bahia; atual professor visitante e titular da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Transmissão:

Evento on-line, público e gratuito | Sem inscrição

Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP)

IEA

Pró Reitoria de Pesquisa (PRP USP)