Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Vetores Saudáveis: O Relacionamento entre Pandemias, Clima e Biodiversidade

Vetores Saudáveis: O Relacionamento entre Pandemias, Clima e Biodiversidade

por Sandra Sedini - publicado 19/05/2020 16:45 - última modificação 03/07/2020 16:03

Detalhes do evento

de 28/05/2020 - 15:00
a 28/05/2020 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Evidências crescentes mostram que a vulnerabilidade de nossa sociedade a novas pandemias está associada às mudanças climáticas, biodiversidade e preservação de áreas naturais. Amazônia é uma área que é repositório de milhares de vírus e bactérias desconhecidas da ciência. Estes vírus e bactérias estão em equilíbrio na fauna e flora amazônica. Quando alteramos o ecossistema via desmatamento, mobilizamos estes patógenos, que entram em contato com nossa sociedade, podendo se disseminar rapidamente como o SARS-CoV-2.

Além disso, as mudanças climáticas são a próxima grande crise que teremos que enfrentar, com potenciais impactos socioeconômicos tão fortes quanto a pandemia COVID-19. Enquanto os impactos do COVID-19 podem durar de um ou dois anos, os impactos das mudanças climáticas serão distribuídos ao longo de muitas décadas. Não há vacinas contra as mudanças climáticas, e não podemos nos auto-isolar das mudanças climáticas.

A biodiversidade mantém a vida em certo equilíbrio em nosso planeta, e estamos alterando este equilíbrio com potenciais consequências para a saúde, produção de alimentos, equilíbrio climático e muitos outros impactos. Perda de biodiversidade e mudanças climáticas andam juntas, cada uma com seus efeitos sobre a saúde humana.

A Academia de Ciências do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pelo Instituto de Estudos Avançados, associam-se na organização desse ciclo de conversações virtuais sobre a construção de uma sociedade humana saudável, que permita às pessoas bem-estar físico, mental e social.

Com este ciclo de webinários, damos sequência à série de Strategic Workshops, iniciada em 2015 pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Seu objetivo é incentivar a organização da pesquisa em torno de temas estratégicos, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes unidades.

Abertura:

Sylvio Canuto (Pró-Reitor de Pesquisa USP); Vanderlan Bolzani (Presidente da ACIESP) e Guilherme Ary Plonski (Diretor do IEA)

Expositores:

Carlos Alfredo Joly (UNICAMP)

Nelson Gouveia (FM e IEA USP)

Paulo Artaxo (ACIESP, IF e IEA  USP)

Instigador:

Jean Paul Metzger (IB e IEA USP)

Transmissão:

Acompanhe o evento on-line em iea.usp.br/aovivo

Evento on-line, público e gratuito | Sem inscrição

Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP)