Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Pluralidade e Ambiguidades da Condição Humana

Pluralidade e Ambiguidades da Condição Humana

por Sandra Sedini - publicado 21/11/2017 11:40 - última modificação 02/04/2018 14:46

Detalhes do evento

de 04/12/2017 - 09:00
a 04/12/2017 - 17:00

Onde

Sala de eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

A atualidade é marcada por uma tal polarização de opiniões que, muitas vezes, o diálogo se torna inviável e, até mesmo, dispensável. Reforçada, em larga medida, pela onipresença das redes sociais, a tendência ao maniqueísmo isola pessoas e ideias em campos opostos e forja a percepção de que a “Verdade” está, forçosamente em um deles. Acreditamos que a Universidade seja o lugar privilegiado para a superação desse dogmatismo, e por isso propomos uma série de reflexões sobre as ambiguidades humanas. A partir da releitura de obras clássicas da literatura, da sociologia e da filosofia, colocamos em relevo a complexidade do ser humano, a qual implica em impasses e contradições, que não se enquadram em definições estabelecidas. Por isso, queremos sugerir a retomada do diálogo e a recuperação da empatia – elementos que agregam pessoas e ideias e que podem viabilizar sínteses agregadoras e efetivamente produtivas.

Organização: Ana Paula Tavares Magalhães (FFLCH/USP), Janice Theodoro (FFLCH/USP), Rafael Ruiz (EFLCH/UNIFESP)
Coordenação: Ana Paula Tavares Magalhães (FFLCH/USP), Janice Theodoro (FFLCH/USP), Rafael Ruiz (EFLCH/UNIFESP), Hamilton Varela (PRP/USP)

Iniciada em 2015, a série Strategic Workshops já promoveu 29 encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na Universidade de São Paulo. O evento reúne pesquisadores da USP em torno de temas transdisciplinares e o objetivo é mapear expertises e promover novos arranjos de pesquisas entre os próprios pesquisadores da Universidade.

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Onde estamos

Abertura

Bloco 1: Ambiguidade dos Heróis

Janice Theodoro (FFLCH/USP)