Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Crise Hídrica e a Mídia

A Crise Hídrica e a Mídia

por Sandra Sedini - publicado 02/09/2015 12:40 - última modificação 22/09/2015 11:50

Detalhes do evento

Quando

de 15/09/2015 - 15:00
a 15/09/2015 - 18:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio,109, bloco K, 5º andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1678

Participantes

Veja na programação ao lado.

Adicionar evento ao calendário

A pesquisa “Crise Hídrica e a Mídia”, realizada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE/USP), será lançada no dia 15 de setembro, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Serão apresentadas as principais conclusões do estudo que apresenta o levantamento e análise de 503 notícias dos jornais “Folha de S. Paulo”, “O Estado de S. Paulo” e “O Globo” sobre a crise hídrica no estado de São Paulo de janeiro de 2014 a abril de 2015 que buscou identificar os principais atores mencionados, as causas e soluções apontadas para a crise e as ações efetivamente tomadas. Foram desconsideradas no universo da análise as notícias que tratavam exclusivamente de variações dos volumes dos reservatórios.

Na ocasião serão apresentados dois infográficos – um estático e outro interativo - com os principais resultados. O infográfico interativo traz uma linha do tempo de 2011 a abril de 2015 com destaques de notícias referentes à crise hídrica, os níveis do sistema Cantareira e o cruzamento com as três fases da pesquisa. A primeira etapa do levantamento de notícias foi apresentada em novembro de 2014 durante a Mesa Redonda "Políticas públicas e escassez hídrica no estado de São Paulo: governança, transparência e alternativas para a crise", em parceria com o Data4Good e o Senac, e também contou com o debate entre especialistas.

Alguns dos especialistas que participarão da mesa redonda: Ana Paula Fracalanza (EACH-IEA-IEE/USP); José Carlos Mierzwa (Poli/USP); Juliana Cassano Cibim (IDS); Marussia Whately (Aliança pela Água); Maria Augusta Pires Pinto (Instituto Jatobás); Pedro Roberto Jacobi (IEE/USP e IEA/USP); Rosa Maria Mancini (IEE/USP); Janice Kiss (jornalista); Samuel Barreto (TNC)  e Rubens Filho (Instituto Trata Brasil)

Inscrições

Evento com inscrição pelo site http://crisehidricaemidia.rsvpify.com, gratuito e aberto ao publico.

Capacidade do auditório: 50 lugares

Programação

IMPRENSA: Para saber mais informações e confirmar cobertura do evento, entrar em contato com Daniela Ades: daniela@idsbrasil.net ou pelo tel: 3071-0434

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo