Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Eleição de Guterres e os Países de Língua Portuguesa: Que Oportunidades num Mundo Pós-Ocidental?

por Sandra Sedini - publicado 11/11/2016 16:05 - última modificação 16/12/2016 14:03

Detalhes do evento

de 24/11/2016 - 14:00
a 24/11/2016 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

A eleição de António Guterres para Secretário-Geral das Nações Unidas é uma boa notícia para a comunidade internacional, pela visão clara que o novo Secretário-Geral tem da situação internacional e da evolução para um mundo policêntrico, pós-ocidental, no qual a resolução dos problemas internacionais não precisa só do empenho de europeus e de norte-americanos, mas também do empenho de muitos outros atores globais e regionais. Para que o multilateralismo seja eficaz tem que ser inclusivo.

O debate tem-se centrado em procurar compreender como é que o novo secretário-geral poderá encontrar, nas Nações Unidas, nomeadamente no Conselho de Segurança, os apoios necessários para lidar com questões tão urgentes como a guerra da Síria e do Iraque e as suas trágicas consequências humanitárias, e a procura de consensos que hoje se coloca no contexto pós-Obama - presidente multilateralista -, da futura Presidência dos Estados Unidos por Donald Trump.

Pouco tem sido dito sobre o impacto que um Secretário Geral de língua portuguesas poderá ter na promoção da agenda dos países lusófonos. Será que haverá agora condições para que a língua portuguesa se torne língua oficial das Nações Unidas, como Guterres já declarou que gostaria que fosse? Será uma oportunidade para a promoção da cultura de língua portuguesa? Que agendas políticas internacionais terão mais possibilidade de serem assumidas pelas Nações Unidas? Também deve fazer parte do debate como é que os países lusófonos, localizados em quatro continentes - o que é de grande relevância num mundo policêntrico - poderão apoiar a ação do Secretário-Geral. A resposta a estas questões não é evidente, mas debatê-las é urgente.

Texto de referência: Um Secretário Geral Pós-Ocidental - Alvaro Vasconcelos

Conferencista

Alvaro Vasconcelos

Debatedores