A Família e o Direito Humano à Alimentação Adequada
Detalhes do evento
Quando
a 27/09/2018 - 18:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
As famílias possuem um papel crucial no desenvolvimento social. Por isso, a ONU reconhece que políticas públicas voltadas à família possuem o potencial de acelerar o atingimento de várias das metas dos ODS, especialmente aquelas relacionadas ao Desenvolvimento Social e bem-estar de todas as pessoas - em concreto, os ODS 1 a 5.
Nessa perspectiva, o Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza juntamente com o Family Talks - Associação vinculada à International Federation for Family Development, vem propor um encontro no formato “expert meeting”, utilizando a metodologia “focus group interview” para discutir o papel das famílias no contexto brasileiro, dando particular atenção à contribuição que elas podem trazer para que sejam atingidas algumas das metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
Sobretudo, espera-se debater aspectos em que a família - ou, de modo mais amplo, os vínculos familiares - tenha papel central na promoção de uma alimentação adequada, condição necessária para uma vida saudável; no processo de acesso e escolha dos alimentos; nas estratégias de educação nutricional; no estímulo a comer em companhia, considerando-o também como elemento de fortalecimento dos vínculos; no desenvolvimento da confiança para cozinhar e da prática das habilidades culinárias, com estímulo à responsabilidade compartilhada entre homens e mulheres no núcleo familiar; e no encontro de caminhos para atenuar os desafios decorrentes dessa abordagem familiar.
Este evento resultará na publicação de um relatório com as conclusões da discussão. Ao final, espera-se que as sugestões apresentadas sejam relevantes para a discussão sobre políticas e/ou diretrizes realizadas para atingir os ODS.
Nossas reflexões serão norteadas por uma questão de partida:
Qual a relevância, as implicações e dificuldades para que a família possa ser catalizadora do Direito Humano à Alimentação Adequada?
Expositores
Ana Lydia Sawaya (UNIFESP e IEA)
Anna Peliano (IPEA e IEA)
Lilian dos Santos Rahal (Ministério do Desenvolvimento Social)
Maria Paula Albuquerque (CREN e IEA)
Mariana Pinheiro (Ministério do Desenvolvimento Social)
Sandra Maria Sawaya (USP e IEA)
Semiramis Domene (UNIFESP e IEA)
Moderação
Denise Chaer (Novos Urbanos)
Rodolfo Canônico (FamilyTalks)
Inscrições
Evento apenas para convidados | Com transmissão online
Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.
Capacidade da sala: 60 pessoas
Organização
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo