Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Família e o Direito Humano à Alimentação Adequada

A Família e o Direito Humano à Alimentação Adequada

por Sandra Sedini - publicado 31/08/2018 16:30 - última modificação 19/12/2018 16:46

Detalhes do evento

de 27/09/2018 - 14:00
a 27/09/2018 - 18:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

As famílias possuem um papel crucial no desenvolvimento social. Por isso, a ONU reconhece que políticas públicas voltadas à família possuem o potencial de acelerar o atingimento de várias das metas dos ODS, especialmente aquelas relacionadas ao Desenvolvimento Social e bem-estar de todas as pessoas - em concreto, os ODS 1 a 5.

Nessa perspectiva, o Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza juntamente com o Family Talks - Associação vinculada à International Federation for Family Development, vem propor um encontro no formato “expert meeting”, utilizando a metodologia “focus group interview” para discutir o papel das famílias no contexto brasileiro, dando particular atenção à contribuição que elas podem trazer para que sejam atingidas algumas das metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

Sobretudo, espera-se debater aspectos em que a família - ou, de modo mais amplo, os vínculos familiares - tenha papel central na promoção de uma alimentação adequada, condição necessária para uma vida saudável; no processo de acesso e escolha dos alimentos; nas estratégias de educação nutricional; no estímulo a comer em companhia, considerando-o também como elemento de fortalecimento dos vínculos; no desenvolvimento da confiança para cozinhar e da prática das habilidades culinárias, com estímulo à responsabilidade compartilhada entre homens e mulheres no núcleo familiar; e no encontro de caminhos para atenuar os desafios decorrentes dessa abordagem familiar.

Este evento resultará na publicação de um relatório com as conclusões da discussão. Ao final, espera-se que as sugestões apresentadas sejam relevantes para a discussão sobre políticas e/ou diretrizes realizadas para atingir os ODS.

Nossas reflexões serão norteadas por uma questão de partida:

Qual a relevância, as implicações e dificuldades para que a família possa ser catalizadora do Direito Humano à Alimentação Adequada?

Expositores

Ana Lydia Sawaya (UNIFESP e IEA)

Anna Peliano (IPEA e IEA)

Lilian dos Santos Rahal (Ministério do Desenvolvimento Social)

Maria Paula Albuquerque (CREN e IEA)

Mariana Pinheiro (Ministério do Desenvolvimento Social)

Sandra Maria Sawaya (USP e IEA)

Semiramis Domene (UNIFESP e IEA)

Moderação

Denise Chaer (Novos Urbanos)

Rodolfo Canônico (FamilyTalks)

Evento apenas para convidados | Com transmissão online

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 60 pessoas

Onde estamos

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo