Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Saúde do Brasileiro e o Contínuo Desafio da Desigualdade

A Saúde do Brasileiro e o Contínuo Desafio da Desigualdade

por Sandra Sedini - publicado 14/02/2022 08:45 - última modificação 15/03/2022 09:03

Detalhes do evento

de 17/02/2022 - 15:00
a 17/02/2022 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade realizará o quarto evento do Ciclo Anual 2021-2022, o qual contará com a conferência de Marcia Caldas de Castro, demógrafa, chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e primeira mulher brasileira a exercer o cargo de professora titular desta Universidade norte-americana.

Historicamente, houve momentos em que essas desigualdades ganharam destacada visibilidade na mídia e nas discussões de políticas públicas.

As expedições de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas ao Brasil rural entre 1910 e 1913 mostraram o abandono no interior do país, e impulsionaram a criação do movimento sanitário brasileiro e do Departamento Nacional de Saúde Pública. Na década de 80, medidas de austeridade restringiram programas sociais e a desigualdade aumentou de forma acentuada.

Ações sociais no começo dos anos 2000 levaram a redução das desigualdades e a retirada do Brasil do mapa da fome. A criação do Sistema Único de Saúde contribuiu para reduzir desigualdades no acesso a serviços e nas mortes evitáveis, dentre outros.

A pandemia de COVID-19, entretanto, muda o contexto da saúde no país.  A pandemia expôs e agravou desigualdades no acesso e nos indicadores de saúde, e contribuiu para retrocessos marcantes, como a volta da fome e a redução da expectativa de vida ao nascer, com diferenciais marcantes regionais e entre grupos populacionais.

Os que mais sofrem esses efeitos tem geografia e demografia específicas.

Quais os caminhos para que o Brasil retome uma trajetória de inclusão social e redução de desigualdades?

Exposição:

Marcia Castro (HSPH)

Comentários:

Muniz Sodré (Titular da Cátedra Otavio Frias Filho)

Moderação:

André Chaves de Melo Silva (Coordenador Acadêmico da Cátedra Otavio Frias Filho)

Vinícius Mota (Secretário de Redação da Folha de São Paulo)

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação