Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / About Academia I-II: Interpretação On-line, 2011-2017 (2021) – Antoni Muntadas (mesa 1)

por Sandra Sedini - publicado 16/04/2021 11:45 - última modificação 03/05/2021 09:33

Detalhes do evento

de 30/04/2021 - 14:00
a 30/04/2021 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Acesso ao site oficial da exposição virtual About Academia

Durante o último período de ensino de Antoni Muntadas no programa em Arte, Cultura e Tecnologia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (ACT MIT), a Universidade de Harvard o convidou para apresentar um novo projeto para ser exposto no Carpenter Center for the Visual Arts (o único edifício projetado por Le Corbusier nos Estados Unidos).

Surgiu assim em 2011, em Cambridge, Massachusetts, “About Academia”, uma exposição que propõe uma reflexão sobre o sistema de educação superior pela perspectiva das poéticas visuais. O ponto de partida é o caso norte-americano, mas novos questionamentos e diálogos foram estabelecidos nas outras versões do projeto expostas em importantes instituições culturais em cidades como Vancouver (Canadá), Amsterdam (Holanda), Sevilha (Espanha), Tempe (Arizona-EUA), entre outras.

About Academia terá sua primeira exposição na América Latina lançada no dia 30 de abril de 2021, com todos os seus materiais traduzidos para o português, numa versão bilíngue, sendo a outra língua o espanhol.

O projeto aqui no Brasil é resultante de uma parceria entre o Fórum Permanente, o Instituto de Estudos Avançados da USP e a Biblioteca Brasiliana José e Guita Mindlin, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo ao ser contemplado pelo Edital Proac de exposições inéditas.

About Academia busca facilitar um diálogo interdisciplinar sobre o ensino superior —suas muitas limitações, bem como novas possibilidades, outras configurações— originalmente através de uma vídeo-instalação composta por dois conjuntos de três telas que ocuparia, a princípio, o espaço expositivo da Biblioteca Brasiliana no Campus Butantã da USP em São Paulo.

Enquanto About Academia I (2011) (1º conjunto de 3 telas) aborda estas questões a partir da perspectiva de professores e acadêmicos filiados ao MIT, Harvard e Columbia (NY), About Academia II (2017) (2º conjunto de 3 telas) aprofunda seus temas exclusivamente do ponto de vista dos estudantes do ensino superior.

No entanto, devido ao COVID-19, sua existência no Hemisfério Sul ocorre por meio de uma interpretação online desenvolvida como um site na internet.

O projeto de trazer a exposição para o Brasil nasceu em 2017 em uma visita de Antoni Muntadas ao Brasil onde ele apresentou o projeto no IEA com a mediação do grupo de pesquisa do Fórum Permanente. A partir dali os quatro anos de ideação e produção não viu só todos os desafios que projetos desta natureza geralmente enfrentam no Brasil, principalmente em um período marcado pela demonização crescente da cultura por forças políticas relevantes, mas também a pandemia de COVID-19 que levou a exposição a ser inteiramente reformulada para que pudesse ser visitada desde diferentes dispositivos, de preferência em casa.

Apesar dos percalços enfrentados, disponibilizar About Academia na internet amplia o seu alcance para muito além dos muros da Universidade de São Paulo, onde inicialmente estava prevista.

Além da exposição, estão sendo organizadas três mesas de debates que terão como ponto de partida About Academia, mas que buscam diversificar os seus questionamentos colocando-a em contato, seja com projeções futuras da universidade, seja com outros contextos, em particular o brasileiro, mas também pós-globais, talvez planetários e certamente ubíquos.

• Mesa 1 (30 de maio das 14h as 17h)

Que universidade queremos?

Exposição:

Néstor Garcia Canclini (antropólogo, filósofo, catedrático do IEA USP)

Macaé Evaristo (educadora, ex-Secretária Estadual de Minas Gerais)

Ailton Krenak (filósofo, ambientalista, liderança indígena)

Antoni Muntadas (artista)

Moderação:

Martin Grossmann (ECA e IEA USP)

Intercontinental Academia

Universidade e contexto

Transmissão