Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Adaptação às Mudanças Climáticas em Cidades: Ações Contra a Seca na Austrália

Adaptação às Mudanças Climáticas em Cidades: Ações Contra a Seca na Austrália

por Sandra Sedini - publicado 26/01/2015 16:20 - última modificação 03/08/2018 16:54

Detalhes do evento

de 07/04/2015 - 14:00
a 07/04/2015 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Gabriela Di Giulio – Faculdade de Saúde Pública/LIESP – USP
Maria da Penha Vasconcellos – Faculdade de Saúde Pública/LIESP – USP
Wagner Costa Ribeiro – FFLCH/PROCAM/IEA – USP
Silvia Serrao-Neumann - Griffith University – Australia

Adicionar evento ao calendário

Durante 2001 a 2009, a região sudoeste Australiana enfrentou a pior seca da sua histórica – a chamada ‘Millennium Drought’.  Um dos continentes mais secos do mundo, o sistema climático da região sudoeste Australiana é fortemente influenciado pelo sistema El Niño/La Niña, o qual provoca intenso períodos de seca ou enchentes, respectivamente. Este seminário relata como a região de South East Queensland enfrentou esse longo período de seca e discorre sobre as principais políticas públicas e medidas adotadas pelas autoridades estaduais e municipais. Além disso, o seminário apresenta um resumo das pesquisas que têm sido desenvolvidas como parte do Centro de Pesquisa Cooperativo ‘Water Sensitive Cities’ (http://watersensitivecities.org.au). Focado em três regiōes metropolitanas australianas, South East Queensland, Melbourne e Perth, este centro envolve mais de 80 participantes nacionais e internacionais, incluindo universidades, agências governamentais e companhias públicas e privadas. A cooperativa tem por objetivo melhorar o manejo dos recursos hídricos nas áreas urbanas através do desenvolvimento de soluções sócio-técnicas, programas educativos e de treinamento, e envolvimento da iniciativa privada.

Expositora

Silvia Serrao-Neumann

Debatedoras

Gabriela Di Giulio