Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Afirmação e a Garantia de Direitos a Partir de Experiências nos Territórios

A Afirmação e a Garantia de Direitos a Partir de Experiências nos Territórios

por Cláudia Regina - publicado 05/04/2023 13:20 - última modificação 24/11/2023 10:26

Detalhes do evento

de 10/07/2023 - 14:00
a 10/07/2023 - 17:30

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo e ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Esse seminário terá o formato de roda de diálogos entre as experiências práticas e territoriais de percursos de direitos produzidos em redes, serviços e mecanismos de participação social e os projetos de pesquisa de pesquisadores do GPIPPSAM. Especificamente, neste seminário, trabalharemos três temas a partir da afirmação de direitos que precisam ser defendidos, promovidos e garantidos em saúde mental. Para cada um dos temas serão convidados um ou mais atores de experiências práticas e territoriais de construção de percursos de direitos produzidos em redes, serviços e mecanismos de participação social para expor os caminhos que vêm sendo construídos. Na perspectiva do diálogo e aprendizado conjunto, em cada um dos temas contaremos com a apresentação de pesquisas concluídas e/ou em curso relacionadas ao respectivo tema. Na primeira roda de conversa, iremos dialogar sobre o tema Direito à Equidade: Experiências de Enfrentamento do Racismo, por meio de uma experiência territorial desenvolvida em serviços de RAPS da Brasilândia/FO, o Kilombrasa e as evidências produzidas em diálogo com esse contexto.

Na segunda, o tema Direito ao Trabalho Solidário: Experiências de Trabalho e Renda, contará com a trajetória do Orgânicos no Ponto, empreendimento incubado pelo Ponto Ecosol Butantã - equipamento da RAPS - e a proposta de um programa de Pontinhos Ecosol produzida pela articulação da sociedade civil organizada, em interlocução com a Universidade.

Na terceira e última, a expectativa é de colocar em discussão para reflexões em pesquisas futuras o tema do Direito à Moradia Digna: Experiências de Habitar a Cidade, com foco na população com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Para tanto, serão apresentados dados e experiências diversas de moradia em um diálogo com as discussões realizadas no âmbito do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Álcool e Drogas do Município de São Paulo.

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Não haverá certificação

14hs

Abertura:

Sônia Barros (DSMADC e GPIPPSAM-IEA/USP)

14h15 às 15h15

Roda de Conversa: Direito à Equidade: Experiências de Enfrentamento do Racismo - Estefânia Ventura (KilomBrasa)

Moderadora: Luciane Régio (GPIPPSAM-IEA/USP)

15h15 às 16h15

Roda de Conversa: Direito ao Trabalho Solidário: Experiências de Garantia de Trabalho e RendaRisonete Fernandes da Costa (AVA)

Moderadora: Carol Ballan (GPIPPSAM-IEA/USP)

16h15 às 17h15