Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas

As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas

por Mairê Simioli Marcondes Ferraz - publicado 19/02/2019 15:30 - última modificação 30/07/2019 11:33

Detalhes do evento

de 20/03/2019 - 09:30
a 22/03/2019 - 12:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Claudia R. Pereira

Telefone do Contato

Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (LABECA/MAE-USP)
Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP/MAE-USP)

Adicionar evento ao calendário

O colonialismo é entendido por vários autores como um processo que se caracteriza pelo estabelecimento de mecanismos de poder e de dominação econômica, política, social e ideológica por parte de alguns coletivos humanos sobre outros.

Nas últimas décadas pesquisadores de diferentes disciplinas vêm desenvolvendo trabalhos que visam evidenciar e debater: 1) as especificidades históricas e locais do colonialismo; 2) os modos de interação entre colonizados e colonizadores; 3) as formas de resistência e agentividade dos povos colonizados no decorrer dos processos colonialistas; 4) a problematização de categorias como colonizado e colonizador; 5) os efeitos e as faces do colonialismo ao longo do tempo e nos dias atuais.

Neste seminário pretendemos contribuir para este debate e, ainda, acrescentar novas questões ao tema do colonialismo em suas mais diferentes manifestações e nuances ao longo da história da humanidade. Para isso, profissionais de diferentes especialidades e temáticas de pesquisa serão chamados para trazer suas contribuições.

Evento público, gratuito e com inscrição prévia.

Organização

Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Tecnologia e Território (LINTT/MAE-USP) e Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)

Profª Drª Fabíola Andréa Silva (MAE/USP e IEA/USP)

20 de março (Sala Alfredo Bosi)