Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 1

Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 1

por Cláudia Regina - publicado 07/05/2020 18:20 - última modificação 23/05/2020 09:35

Detalhes do evento

Quando

de 23/05/2020 - 09:00
a 23/05/2020 - 13:00

Onde

Online

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-4441

Adicionar evento ao calendário

Primeiro bloco de minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) do Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica promovido pela Cátedra de Educação Básica da USP em 2020.

Neste primeiro bloco, serão oferecidos dois cursos, cada um com 15 vagas:

  1. Não É Possível Ensinar Tudo: As Virtudes das Ideias Fundamentais, com Nílson José Machado (FE e IEA - USP);
  2. Jogos Para Aprender a Raciocinar, com Lino de Macedo (IEA e IP - USP).

Confira abaixo mais detalhes sobre cada um deles e realize a  sua inscrição.

Inscrições

Cursos públicos e gratuitos | 15 vagas cada um | Com inscrição prévia

Os inscritos participarão do curso interagindo com o ministrante e colegas em ambiente virtual.

Transmissão

Os cursos também serão transmitidos online pelo canal do Youtube do IEA-USP (sem certificação e sem interação direta).

Programação

Horários

Minicurso 1: Não É Possível Ensinar Tudo: As Virtudes das Ideias Fundamentais
Nílson José Machado (FE e IEA - USP)

9h – 10h30

Apresentação dos participantes

  • Ideias fundamentais em cada disciplina: um critério para discernir.

  • Ideias fundamentais da matemática: um elenco.

10h30 – 11h

Intervalo para elaboração de questões

11h – 12h30

  • Exploração de ideias como as de Proporcionalidade, Equivalência, Ordem, Aproximação.
  • Algumas ideias fundamentais transdisciplinares: Rede, Indício, Iceberg, Mapa, Narrativa, Fusão de Horizontes, Constelação.

12h30 – 13h

Discussão das questões elaboradas ao longo dos trabalhos/Síntese dos trabalhos

 

Horários

Minicurso 2: Jogos Para Aprender a Raciocinar
Lino de Macedo (IP-USP)

9h – 10h30

Apresentação dos participantes

  • O que é e por que aprender a raciocinar?
  • Os jogos KenKen e Sudoku como práticas de raciocínio.

10h30 – 11h

Intervalo para elaboração de questões

11h – 12h30

  • Como utilizar os jogos KenKen e Sudoku em alunos da Escola Fundamental ou da Escola de Jovens e Adultos?
  • O que é raciocinar em nível operatório concreto ou em nível formal ou hipotético dedutivo?

12h30 – 13h

Discussão das questões elaboradas ao longo dos trabalhos/Síntese dos trabalhos

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo