Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 2

Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 2

por Cláudia Regina - publicado 07/05/2020 19:40 - última modificação 29/05/2020 09:07

Detalhes do evento

Quando

de 20/06/2020 - 09:00
a 20/06/2020 - 17:30

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-4441

Adicionar evento ao calendário

Segundo bloco de minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) do Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica promovido pela Cátedra de Educação Básica da USP em 2020.

Neste segundo bloco, serão oferecidos cinco cursos, descritos a seguir. Confira qual deseja acompanhar e realize sua inscrição (em breve).

Cursos

Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil
Lino de Macedo (IP e IEA/USP)

  • Comentários sobre os direitos de aprendizagem na Educação Infantil, à BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer
  • Significações de direitos na perspectiva da criança pequena
  • Desafios ao cultivo desses direitos na família
  • Desafios ao cultivo desses direitos na escola

 

Matemática: Das Concepções às Ações Docentes
Nilson José Machado (FE e IEA/USP)

  • Dois desvios a serem evitados: Mateologia e Cocotologia (ou: como fugir do utilitarismo e das tecnicidades)
  • A Língua, a lógica e a matemática: entrelaçamentos
  • Argumentação na linguagem cotidiana: verdade, validade, pensamento crítico
  • Argumentação na linguagem cotidiana: coerência, contradição, dilemas, teorias


Matemática no Desenvolvimento das Ciências da Natureza
Luís Carlos de Menezes (Assessor do Ministério da Educação, IF e IEA/USP)

  • A Matemática e o desenvolvimento da Física
  • A Matemática e o desenvolvimento da Química
  • A Matemática e o desenvolvimento das Ciências da Vida
  • A Matemática e o desenvolvimento da Astronomia e da Cosmologia


Elementos de Metodologia da Pesquisa em Educação
Bernardete Gatti (Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo)

  • A ideia de professor pesquisador e a investigação científica em Educação
  • A dicotomia qualidade x quantidade: uma problematização
  • As principais metodologias utilizadas na pesquisa educacional: a intersecção de conhecimentos
  • Instrumentos da pesquisa em educação e validação de dados. Validade e fidedignidade


Recursos abertos digitais na Educação Básica
Hélio Dias (UNICAMP, IF e IEA/USP)

  • Educação Aberta Digital: Ensino Online Aberto, Recursos educacionais abertos e práticas educacionais abertas
  • Pedagogia da Educação Aberta Digital: Aprendendo a aprender em ambientes virtuais, Aprendizagem formal e informal, Habilidades de estudo e outras habilidades
  • Recursos Educacionais Abertos (REA): avaliar, reutilizar, remixar, criar, compartilhar, licenciar; vantagens e desvantagens do uso de REAs
  • Pesquisa em Educação Aberta Digital: Pesquisa em Educação utilizando REA, pesquisa sobre a Educação Aberta Digital, ética em pesquisa no mundo virtual

 

Inscrições

Curso público e gratuito | Com inscrição prévia (em breve)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo