Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Experiências Interdisciplinares de Formação Inicial de Professores para a Educação Básica - 3º Encontro

por Cláudia Regina - publicado 12/05/2020 13:25 - última modificação 17/08/2020 22:47

Detalhes do evento

de 17/08/2020 - 16:00
a 18/08/2020 - 18:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Seguindo a programação de encontros que exploram a formação e qualificação do professor de ensino básico, pesquisadores da Cátedra de Educação Básica da USP vão se reunir para tratar das experiências interdisciplinares que algumas universidades brasileiras oferecem em seus cursos de licenciatura. As exposições serão no dia 17 de agosto, e no dia seguinte, os pesquisadores responderão questões dos participantes em uma oficina de discussão.

Evento público e gratuito | com inscrição prévia

Parte 1

16h00

16h10

Licenciatura em Ciências Exatas da USP/São CarlosYvonne Mascarenhas (IFSC e IEASC/USP) e Kalinka Castelo Branco (ICMC/USP)

As professoras apresentarão as licenciaturas existentes na cidade de São Carlos, oferecidas na USP e na UFSCar, e o programa de parceria entre as duas universidades, o Eduscar. O programa Vem pra USP, da pró-reitoria de graduação da USP, também será abordado.

16h40

Licenciaturas em Grandes Áreas da FE/SESI - Luís Carlos de Menezes (Assessor do Ministério da Educação, IF e IEA/USP)

O professor Luís Carlos de Menezes abordará sua experiência como coordenador acadêmico na Faculdade de Educação do SESI São Paulo, posição que ocupou entre 2016 e a metade de 2017. Durante sua passagem, a formação de professores era marcada pela interdisciplinaridade e pela residência pedagógica em escolas básicas.

17h

Do Bacharelado em Ciência e Tecnologia às Licenciaturas Interdisciplinares na UFABC - José Fernando Rey

Em seu processo seletivo de 2020, a Universidade Federal do ABC (UFABC) disponibilizou pela primeira vez vagas para Licenciaturas Interdisciplinares (LIs). José Fernando apresentará, em sua exposição, como o projeto foi pensado e implementado, e sua relação com o projeto pedagógico inicial da UFABC — por ter sido desenhado e construído pelo mesmo grupo de pesquisadores, as LIs representam uma evolução em relação ao projeto inicial. José Fernando também abordará o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) da UFABC, do qual foi coordenador.

17h20

Licenciaturas Interdisciplinares e Complexos Integrados de Educação da UFSB - Danúsia Lago (UFBA), Fabiana LimaBilzã Araújo (UFSB) e Marina Miranda (UFSB)

Os professores apresentarão o modelo de formação das Licenciaturas Interdisciplinares da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e a Experiência de Formação docente territorializada, a partir da articulação entre o ensino superior e educação básica por meio dos Colégios Universitários e Complexos Integrados de Educação – CIE.

17h50

Encerramento - Bernardete Gatti (Fundação Carlos Chagas e IEA/USP)

Parte 2

16h