Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / 100 Anos de Darcy Ribeiro

100 Anos de Darcy Ribeiro

por Cláudia Regina - publicado 16/02/2022 12:05 - última modificação 07/03/2022 16:29

Detalhes do evento

de 07/03/2022 - 09:00
a 07/03/2022 - 18:00

Sala Alfredo Bosi

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica homenageia os 100 anos de nascimento do intelectual mineiro

Antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político, o mineiro Darcy Ribeiro (1922-1997) é celebrado pela sua luta em prol dos direitos humanos e por uma educação de qualidade no Brasil. Celebrando 100 anos de seu nascimento, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, inaugura a programação 2022 com este encontro que receberá professores e pesquisadores para analisar o legado de Darcy. Com representantes de diversas universidades brasileiras, como a USP, UnB, UFMG, UERJ e UFRGS, o debate tratará da atuação de Ribeiro na educação sem deixar de destacar sua importante atuação política.

Inscrições

A transmissão será aberta, sem necessidade de inscrição, no canal da Cátedra no YouTube.

Abertura:

Roseli de Deus Lopes (Coordenadora da CEB e Vice-Diretora do IEA-USP); Angela Dannemann (Superintendente do Itaú Social) e Maria Arminda Arruda (Vice-Reitora da USP)

Aula Magna:

Darcy Ribeiro, um Intelectual Público na Educação: Quando Ciência e Política se Encontram – Helena Bomeny (UERJ)

Comentadores:

Carlos Jamil Cury (IEAT/UFMG); Maria Beatriz Luce (UFRGS)

Coordenação: Marcos Neira (Diretor da FE/USP)

Almoço

Painel Darcy Ribeiro e a Educação Brasileira

Darcy Ribeiro: a Indissociabilidade entre Educação e Cultura - Celio da Cunha (UnB);

Darcy Ribeiro e a Utopia da Educação - Lia Faria (UERJ)

Sobre a LDB, Legado de Darcy - Bernardete Gatti (CEB e IEA/USP)

Coordenação: Isaac Roitman (Professor Emérito da UnB)

Homenagem às Universidades Darcynianas