Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Escola, Cidade e Cidadania na Formação Docente (Encontro I)

Escola, Cidade e Cidadania na Formação Docente (Encontro I)

por Cláudia Regina - publicado 07/04/2021 09:25 - última modificação 27/08/2021 09:17

Detalhes do evento

de 13/04/2021 - 16:00
a 15/04/2021 - 19:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Esse Encontro é uma parceria entre a Cátedra de Educação Básica e a Escola da Metrópole, Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) do Instituto de Estudos Avançados da USP. Suas finalidades são problematizar as políticas referentes ao espaço urbano; abordar a formação da cidadã e do cidadão na escola e de quem a/o forma; e debater o trabalho escolar que promova o conhecimento da complexidade da vida urbana na metrópole paulistana.

Inscrições

Evento público e gratuito | Haverá certificado de participação? Sim. O link para preencher a lista de presença estará disponível na descrição do vídeo, mas só será aberta no final da atividade.

13/04 – 16h às 19h

Parte I

Abertura e Mediação – Elie Ghanem (Faculdade de Educação da USP e Cátedra de Educação Básica)

O Conhecimento dos Territórios e Comunidades da Região da Escola e da Cidade

Valter de Almeida Costa (pós-doutorando da Faculdade de Educação/USP)

Destaca alguns marcos entre as iniciativas que buscaram promover o maior conhecimento sobre os territórios das escolas e da cidade de São Paulo, com a participação de educadores, nas últimas três décadas.

Movimentos populares, pesquisadores(as) e formação de ativistas

Jorge Kayano (médico sanitarista, Equipe Democracia e Participação Instituto Pólis)

Os desafios da colaboração entre pesquisadores(as) e participantes de movimentos populares na formação de pessoas para o exercício da cidadania ativa.

Educação Integral e a Cidade que Educa

Helena Singer (Ashoka e Cátedra de Educação Básica IEA-USP)

Educação Integral, cidade educadora e bairro educador: o aparecimento e desenvolvimento dessas propostas em experiências realizadas no Brasil.

Formação, Planejamento e Produção do Espaço Urbano

João Sette Whitaker Ferreira (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP)

As ações de formação voltadas a grupos da sociedade civil em processos de planejamento urbano e na configuração das cidades.

Projeto Território das Travessias

João Kleber de Santana Souza (Diretor da Emei Gabriel Prestes)

Relatos de experiências de construção de Territórios Educativos.

Palavra Aberta e Debate.

15/04 – 16h às 19h

Parte II

A Elaboração e Implantação do Projeto do Instituto das Cidades-Unifesp/ZL

Pedro Arantes (Departamento de História da Arte, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Unifesp/Guarulhos)

Análise da proposição de modelos alternativos de universidade na busca de maior adequação a características de estudantes de meios populares e de necessidades postas pela luta por igualdade e por respeito à diversidade no ambiente urbano.

A Cidade e a Criança: o Território como Espaço Experiencial e de Aprendizado

Ana Estela Haddad (Vice-coordenadora do NAP Escola da Metrópole IEA/USP)

Experiências desenvolvidas a partir da observação e exploração ativa do território pelas crianças, desde a primeira infância podem ser transformadoras como fonte de aprendizagem e educação para a cidadania.

A Articulação entre Setores da Educação e da Saúde na Formação para a Cidadania e Defesa da Vida

Naomar de Almeida Filho (médico epidemiologista e titular da Cátedra Educação Básica)

Os aspectos educacionais da proteção e promoção da saúde que demandam a atuação de profissionais desta área e dos sistemas escolares na formação para o exercício da cidadania.

Experiência de atuação escolar territorial

Claudio Marques da Silva Neto (Diretor da Emef Infante Dom Henrique)

Relatos de experiências de construção de Territórios Educativos.

Palavra Aberta e Debate.

Evento com transmissão em: https://www.youtube.com/channel/UCja5dQnkKx4UsHYnWo9TNNg