Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / CGI e IEA: Um convênio para promover a liberdade e a expansão do conhecimento

CGI e IEA: Um convênio para promover a liberdade e a expansão do conhecimento

por Rafael Borsanelli - publicado 26/09/2019 13:25 - última modificação 27/09/2019 13:26

Detalhes do evento

de 17/10/2019 - 15:00
a 17/10/2019 - 18:30

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O colóquio, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), visa a troca de conhecimento e experiências entre as instituições a fim de subsidiar a formulação de um acordo de cooperação. Tal parceria tem o propósito de promover o intercâmbio multidisciplinar entre os saberes de todas as áreas à luz das tecnologias digitais de informação e comunicação, com vistas a assegurar amplos direitos de acesso ao conhecimento e a troca de informação em caráter livre e universal. Unindo pesquisadores, professores e alunos da USP aos técnicos, cientistas e conselheiros do CGI, que também atuam junto ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o projeto – ainda em fase inicial – pretende capacitar pesquisadores no uso das ferramentas digitais, iluminar a dimensão essencialmente democrática da Internet no Brasil e no mundo, contribuir para a expansão da plena liberdade de pesquisa e difusão de ideias e para o desenvolvimento da ciência na USP e no Brasil. Para tanto, o convênio buscará se organizar com vistas a permitir intensa cooperação nacional e internacional, em formatos que ajudem o NIC, o CGI e a USP a realizarem suas missões como instituições comprometidas com a geração e a difusão do conhecimento.

A partir dessa atividade inicial, com a contribuição dos convidados, os articuladores do convênio cuidarão da formatação dos termos do convênio e da composição de um programa de atividades para os próximos dois anos.

Coordenação e moderação

Eugênio Bucci (professor da ECA-USP, membro do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade do IEA-USP)

Reunião interna apenas para convidados.

Instituto de Estudos Avançados

Comitê Gestor da Internet no Brasil