Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Simpósio USP de História da Ciência e da Tecnologia: Construindo Diálogos Interdisciplinares

por Cláudia Regina - publicado 22/06/2017 16:15 - última modificação 11/05/2018 11:23

Detalhes do evento

de 13/11/2017 - 08:00
a 14/11/2017 - 17:00

Onde

Anfiteatro Nicolau Sevcenko, prédio da História e Geografia da FFLCH/USP, Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Ao passar dos anos, a área de História da Ciência adquiriu grande multiplicidade, admitindo diferentes olhares teóricos, perspectivas metodológicas, fontes e objetos de pesquisa. Em relação a estes últimos, a análise das ciências envolve seu desenvolvimento teórico-conceitual, mas também suas práticas instrumentais de pesquisa, as instituições, as relações ciência e sociedade e outros elementos que envolvem a compreensão da ciência como atividade socialmente localizada. A História da Ciência inclui as mais diversas áreas, a Matemática, as Ciências Naturais, as Engenharias, a Arquitetura, a Medicina, a Psicologia, as Ciências Humanas, isto é, um conjunto amplo de conhecimentos. Ela reflete a natureza das universidades, isto é, um espaço que se enriquece com a diversidade de saberes que, ao mesmo tempo em que se individualizam pelas suas características epistemológicas, unificam-se por compartilhar seus contextos de produção. Pesquisadores com as mais diversas formações iniciais se dedicam à História da Ciência. Além disso, ela não apenas se realiza em departamentos ou institutos de História, mas também é desenvolvida em espaços de pesquisa com os mais diferentes fins. Na Universidade de São Paulo encontramos realidade semelhante. Em suas diferentes unidades, encontramos docentes e discentes com interesse e dedicação a esta área do conhecimento. A realização de trabalhos em História da Ciência nas diferentes unidades da USP é algo a ser preservado e que reflete a natureza desta área do conhecimento. Contudo, muitas vezes, as pesquisas passam a ser feitas de modo isolado, sem o diálogo com trabalhos semelhantes. Buscando contribuir para a superação dessa condição, o Centro Interunidades de História da Ciência da USP (CHC-USP) convida toda a comunidade USP para este simpósio que pretende promover um espaço rico para a promoção de debates e reflexões sobre temas atuais desta área de pesquisa.

Inscrições e Comunicações Orais

O evento é gratuito e contará com pesquisadores de referência convidados para palestras e mesas-redondas. Estas sessões são abertas ao público geral, mediante inscrição na página do IEA até o dia 3 de novembro.

Podem enviar propostas para as sessões de Comunicação Oral professores, pesquisadores e pós-graduandos da USP, do Instituto Butantan, do IPEN e do  IPT. Para participar, é necessário enviar proposta até 28 de setembro de 2017 contendo título, autores e vínculos institucionais, resumo de até 350 palavras e de 3 a 5 palavras-chave.

As propostas serão avaliadas pelo comitê científico do evento e por pareceristas convidados.

Os trabalhos aceitos serão organizados dentro dos seguintes tópicos historiográficos:

• Ideias, instituições e lugares ligados ao conhecimento científico e técnico
  • Comunicação e divulgação do saber científico e técnico
  • Controvérsias científicas e técnicas
  • Relações entre ciências e técnicas
  • Instrumentos científicos e suas aplicações
  • Políticas tecno-científicas e o papel social dos cientistas e técnicos
  • Fontes, documentação e memória historiográfica da ciência e técnica
  • Contribuições brasileiras ao desenvolvimento científico e técnico
  • A História da Ciência e suas contribuições para a Educação Básica

3) Datas

• 28/09 – Prazo máximo para o envio de propostas para comunicação oral
  • 18/10 – Resultado das avaliações
  • 13 e 14/11 – Realização do Evento

Inscrições encerradas.

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Para submissão de propostas, exclusivo para professores, pesquisadores e pós-graduandos da USP, do Instituto Butantan, do IPEN e do IPT, inscreva-se aqui até 28 de setembro de 2017.

1ª Circular

A data de submissão de propostas foi alterada de 28 de agosto para 28 de setembro de 2017 pela 2ª Circular emitida pela organização do encontro.

3ª Circular

Lançamento de Livros

Programação e Caderno de Resumos

Organização

O evento é organizado pelo Centro Interunidades de História da Ciência da USP em conjunto com o Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Comitê Executivo

Ana Torrejais (FFLCH), Cláudia Regina Pereira (IEA), Gerda Jensen (IB), Ivã Gurgel (IF), João Francisco Justo Filho (EP), Lauro Fabiano (FFLCH), Lívia Maria Botin (FFLCH), Mayra Laudanno (IEB), Paula de Carvalho Papa (FMVZ), Raiany Oliveira (FFLCH)

Comitê Científico

Afrânio Rubens de Mesquita (IO), André Mota (FM), Gildo Magalhães dos Santos Filho (FFLCH), José Roberto Machado (ICB), Maria Amélia Dantes (FFLCH), Sara Albieri (FFLCH), Sueli Godói (IO)