Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciclo Ação e Formação do Professor: Experiências Inovadoras (3º Encontro)

Ciclo Ação e Formação do Professor: Experiências Inovadoras (3º Encontro)

por Cláudia Regina - publicado 22/02/2019 10:50 - última modificação 05/12/2019 10:33

Detalhes do evento

de 18/05/2019 - 09:00
a 18/05/2019 - 18:00

Auditório IEA, Rua da Biblioteca, 128, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Em cenário de transição, como o que apresenta a realidade brasileira de hoje, a Cátedra de Educação Básica da USP, uma parceria entre o IEA e o Itaú Social, envidará esforço para contribuir no enfrentamento de um problema que subjaz a todos os cenários: a excessiva fragmentação que afeta a organização da Escola Básica. As atividades estarão voltadas no sentido de que a ação/formação do Professor possa servir de antídoto para tal fragmentação. Serão examinadas as ideias de Profissionalismo, Competência, Planejamento e Avaliação como elementos integradores, reservando-se espaço para uma análise crítica de experiências inovadoras relativas a tal temática.

No primeiro semestre de 2019, o programa é composto de três seminários:

Público-Alvo

Professores, coordenadores pedagógicos, equipe e direção atuantes na Educação Básica e demais interessados no tema.

• Evento público e gratuito
  • Para melhor aproveitamento do conteúdo e obtenção de certificado, os interessados deverão participar dos três encontros, que ocorrerão aos sábados, das 9h às 18h.
  • 120 vagas
  • As inscrições ficarão abertas até o preenchimento total das vagas

Todas as vagas já foram preenchidas.
Inscreva-se aqui na lista de espera (para os três encontros).

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Cátedra de Educação Básica da USP

Itaú Social

8h20 às 9h Coffe-Break

9h às 9h20

9h20 às 10h

Palestra A - Formação do Professor da Educação Basica: Um panorama das questões fundamentais - Bernardete A. Gatti (USP)

Sumário

A partir da exposição e análise de algumas experiências inovadoras, serão abordados aspectos que se destacam na motivação e desenvolvimento de formações diferenciadas bem-sucedidas. Uma reflexão sobre questões fundamentais nas formações correntes será proposta.

10h às 10h40

Palestra B - Formação Integrada: A experiência da USP/S.Carlos - Yvonne Mascarenhas (IFSC e IEASC/USP)

Sumário

Serão apresentadas atividades de apoio educacional realizadas no Campus da USP de São Carlos, envolvendo o IFSC, o IQSC, a Prefeitura do Campus e o Polo de São Carlos do IEA. O objetivo comum é a busca da melhoria das condições de ensino e aprendizagem por meio do contato direto com Escolas Públicas.

10h40 às 12h

12h às 14h10

Almoço

14h às 14h40

Palestra C - Formação por Área: Uma visão transdisciplinar - Luís Carlos de Menezes (IFe IEA/USP) / Nílson José Machado (FE e IEA/USP)

Sumário

As áreas do conhecimento como instrumento de combate à fragmentação disciplinar. Estruturação das áreas:  ideias fundamentais e centros de interesse. Formação do Professor por área: análise de uma experiência concreta.

14h40 às 15h20

Palestra D - Fundação Itaú: Panorama de Projetos relativos aos Anos Finais do Ensino Fundamental - Gisela Tartuce (Fund. Carlos Chagas)

Sumário

O conhecimento das especificidades dos anos finais do Ensino Fundamental envolve o mapeamento, o investimento e o fomento de prática inovadoras e propostas para práticas pedagógicas para trabalho com a adolescência com foco na equidade.

15h20 às 15h40

Coffe-Break

15h40 às 17h

17h às 17h20

Síntese/Encerramento

Como chegar

O acesso ao Auditório do IEA é feito pela Portaria B, Rua da Biblioteca, 128. Há estacionamento gratuito no local.

Metrô
A partir da Estação Butantã (Linha Amarela), é possível chegar ao IEA utilizando a linha 8012-10 - Cid. Universitária / Metrô Butantã, que sai do Terminal Metrô Butantã.

Ônibus
Linhas que chegam à USP:

• 177H-10 - Cid. Universitária / Metrô Santana
  • 701U-10 - Cid. Universitária / Metrô Santana
  • 702U-10 - Cid. Universitária / Terminal Parque D. Pedro II
  • 7181-10 - Cid. Universitária / Terminal Princesa Isabel
  • 7411-10 - Cid. Universitária / Praça da Sé
  • 7725-10 - Rio Pequeno / Terminal Lapa
  • 8012-10 - Cid. Universitária / Metrô Butantã
  • 809U-10 - Cid. Universitária / Metrô Barra Funda

O ponto mais próximo é o da Praça da Reitoria. Veja aqui o trajeto à pé.

Onde comer

Em breve

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo