Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência (1º Encontro)

por Cláudia Regina - publicado 15/02/2019 15:05 - última modificação 24/04/2019 14:11

Detalhes do evento

de 16/03/2019 - 09:00
a 16/03/2019 - 18:00

Onde

Auditório Nicolau Sevcenko, FFLCH/USP, Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Em cenário de transição, como o que apresenta a realidade brasileira de hoje, a Cátedra de Educação Básica da USP, uma parceria entre o IEA e o Itaú Social, envidará esforço para contribuir no enfrentamento de um problema que subjaz a todos os cenários: a excessiva fragmentação que afeta a organização da Escola Básica. As atividades estarão voltadas no sentido de que a ação/formação do Professor possa servir de antídoto para tal fragmentação. Serão examinadas as ideias de Profissionalismo, Competência, Planejamento e Avaliação como elementos integradores, reservando-se espaço para uma análise crítica de experiência inovadoras relativas a tal temática.

No primeiro semestre de 2019, o programa é composto de três seminários:

Público-Alvo

Professores, coordenadores pedagógicos, equipe e direção atuantes na Educação Básica e demais interessados no tema.

• Evento público e gratuito
  • Para melhor aproveitamento do conteúdo e obtenção de certificado, os interessados deverão participar dos três encontros, que ocorrerão aos sábados, das 9h às 18h.
  • 120 vagas
  • As inscrições ficarão abertas até o preenchimento total das vagas

Todas as vagas já foram preenchidas.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Cátedra de Educação Básica da USP

Itaú Social

9h

Abertura - Guilherme Ary Plonski (FEA, POLI e IEA/USP) e Angela Dannemann (Itaú Social)

9h30 às 10h10

Palestra A - O Professor e a Ideia de Profissionalismo - Nílson José Machado (FE e IEA/USP)

Sumário

A ideia de Profissionalismo entre o mercado e o Estado: competência técnica, compromisso público, autorregulação. O Professor como um Profissional: análise de duas competências específicas (mediação e cartografia).

10h10 às 10h50

Palestra B - O Professor e suas Competências -Lino de Macedo (IP e IEA)

Sumário

A ideia de Competência e suas implicações no trabalho do professor. Significado de uma escola de competências. Modelos de atuação docente em uma perspectiva construtivista. Crítica à ênfase no desempenho competente, hoje.

10h50 às 11h20 Coffe-Break

11h20 às 12h40

12h40 às 14h10

Almoço

14h10 às 14h50

Palestra C - A Ação do Professor como Profissional - Luís Carlos de Menezes (IF e IEA/USP) / Elie Ghanem (FE e IEA/USP)

Sumário

Sentidos e atributos do termo “profissional” no caso dos professores. A necessária integração entre o cognitivo e o prático, a instrução e o exercício profissional. Alguns questionamentos e demandas para governos e sociedade civil.

14h50 às 15h30

Palestra D - Atratividade e Carreira Docente - Caroline Tavares (Fundação Itaú Social)

Sumário

A atuação profissional na carreira docente e a escolha da profissão perpassam pelo campo da atratividade do ser-docente nos dias atuais. Apontamentos necessários para a reflexão sobre o futuro da carreira do magistério.

Coffe-Break

17h20 às 17h50

Síntese/Encerramento

Metrô
A partir da Estação Butantã (Linha Amarela), é possível chegar ao local utilizando a linha 8012-10 - Cid. Universitária / Metrô Butantã, que sai do Terminal Metrô Butantã.

Ônibus
Linhas que chegam à USP:

• 177H-10 - Cid. Universitária / Metrô Santana
  • 701U-10 - Cid. Universitária / Metrô Santana
  • 702U-10 - Cid. Universitária / Terminal Parque D. Pedro II
  • 7181-10 - Cid. Universitária / Terminal Princesa Isabel
  • 7411-10 - Cid. Universitária / Praça da Sé
  • 7725-10 - Rio Pequeno / Terminal Lapa
  • 8012-10 - Cid. Universitária / Metrô Butantã
  • 809U-10 - Cid. Universitária / Metrô Barra Funda

Há dois pontos próximos ao auditório, de acordo com as linhas utilizadas:

Carro
Há estacionamento gratuito no local.

Onde comer

A organização oferecerá almoço no local.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo