Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro)

Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro)

por Cláudia Regina - publicado 22/02/2019 10:50 - última modificação 23/09/2019 12:46

Detalhes do evento

de 13/04/2019 - 09:00
a 13/04/2019 - 18:00

Auditório IEA, Rua da Biblioteca, 128, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Em cenário de transição, como o que apresenta a realidade brasileira de hoje, a Cátedra de Educação Básica da USP, uma parceria entre o IEA e o Itaú Social, envidará esforço para contribuir no enfrentamento de um problema que subjaz a todos os cenários: a excessiva fragmentação que afeta a organização da Escola Básica. As atividades estarão voltadas no sentido de que a ação/formação do Professor possa servir de antídoto para tal fragmentação. Serão examinadas as ideias de Profissionalismo, Competência, Planejamento e Avaliação como elementos integradores, reservando-se espaço para uma análise crítica de experiência inovadoras relativas a tal temática.

No primeiro semestre de 2019, o programa é composto de três seminários:

Público-Alvo

Professores, coordenadores pedagógicos, equipe e direção atuantes na Educação Básica e demais interessados no tema.

• Evento público e gratuito
  • Para melhor aproveitamento do conteúdo e obtenção de certificado, os interessados deverão participar dos três encontros, que ocorrerão aos sábados, das 9h às 18h.
  • 120 vagas
  • As inscrições ficarão abertas até o preenchimento total das vagas

As inscrições já efetuadas no primeiro Ciclo estão mantidas.

Interessados em participar do 2º Ciclo.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Cátedra de Educação Básica da USP

Itaú Social

9h30 às 10h10

Palestra A - Ação do Professor: Liberdade, Responsabilidade, Tolerância - Luís Carlos de Menezes (IF e IEA/USP)

Sumário

Educar envolve complexas relações entre meios e fins, entre práticas e valores. É imensa a responsabilidade do professor ao planejar a aprendizagem, ao ensinar com liberdade, ao vivenciar a tolerância em situações de ensino. Contribuir para a formação de uma juventude autônoma, responsável e tolerante é a meta maior.

10h10 às 10h50

Palestra B - Planejamento: Concepções de Conhecimento e Ações Docentes - Nílson José Machado (FE e IEA/USP)

Sumário

O modo como se pensa o conhecimento e a arquitetura de ações docentes como o planejamento e a avaliação. O encadeamento cartesiano,as imagens da rede, do iceberg, a ideia de Commons: a Epistemologia como garimpo da Didática.

11h20 às 12h40

12h40 às 14h10

Almoço

14h10 às 14h50

Palestra C - Avaliação: As ideias de medida e valor e o significado dos indicadores - Lino de Macedo (IP e IEA/USP)

Sumário

Os processos de avaliação e os três domínios: cognitivo (conceitual e procedimental), sócio afetivo (emoções, valores, atitudes e convivência) e psicomotor (desempenho face a um objetivo ou meta). Construção de indicadores: as ideias de medida e de valor.

14h50 às 15h30

Palestra D - Avaliação e Planejamento: Boas práticas para o uso da hora/atividade na autoformação - Claudia Costin (FGV- CEIPE)

Sumário

A formação continuada dos professores perpassa, também, por um processo de autoformação, que se dá dentro e fora do espaço escolar. Desafios e propostas para otimização do uso do 1/3 do tempo remunerado como espaço de planejamento e avaliação.

15h30 às 16h30

Coffe-Break

17h20 às 17h50

Síntese/Encerramento

Como chegar

O acesso ao Auditório do IEA é feito pela Portaria B, Rua da Biblioteca, 128. Há estacionamento gratuito no local.

Metrô
A partir da Estação Butantã (Linha Amarela), é possível chegar ao IEA utilizando a linha 8012-10 - Cid. Universitária / Metrô Butantã, que sai do Terminal Metrô Butantã.

Ônibus
Linhas que chegam à USP:

• 177H-10 - Cid. Universitária / Metrô Santana
  • 701U-10 - Cid. Universitária / Metrô Santana
  • 702U-10 - Cid. Universitária / Terminal Parque D. Pedro II
  • 7181-10 - Cid. Universitária / Terminal Princesa Isabel
  • 7411-10 - Cid. Universitária / Praça da Sé
  • 7725-10 - Rio Pequeno / Terminal Lapa
  • 8012-10 - Cid. Universitária / Metrô Butantã
  • 809U-10 - Cid. Universitária / Metrô Barra Funda

O ponto mais próximo é o da Praça da Reitoria. Veja aqui o trajeto à pé.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo