Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / As Mudanças Climáticas e a Crise Hídrica (Ciclo Temático)

As Mudanças Climáticas e a Crise Hídrica (Ciclo Temático)

por Sandra Sedini - publicado 24/09/2015 11:10 - última modificação 03/08/2018 16:58

Detalhes do evento

de 30/09/2015 - 16:00
a 30/09/2015 - 18:30

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Sonia Chapman (Braskem)
Pedro Roberto Jacobi (USP)
Mario Mendiondo (CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais)
Stela Goldenstein (Águas Claras do Rio Pinheiros)
Rubem Porto (Sec. de Recursos Hídricos do Estado de SP)

Adicionar evento ao calendário

A Caminho da COP 21: Preparando o Terreno até Paris - Mudanças Climáticas, Adaptações, Soluções e Oportunidades.

O objetivo desta série de debates é de entender, debater, contribuir e identificar oportunidades para mudança nos padrões de emissões dos gases de efeito estufa, contribuindo para a resiliência dos sistemas naturais e antrópicos, adaptações e dar suporte às políticas públicas locais e nacionais sobre o tema, e ao mesmo tempo, oferecer uma contribuição ao governo brasileiro e seus negociadores para a Conferência das Partes (COP21) sobre Mudanças do Clima, que ocorrerá em Paris, de 30 de Novembro a 11 de Dezembro.

Os principais temas destes debates, voltados para a identificação de oportunidades para redução das emissões, adaptações, para o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras, resilientes e voltadas para a transição para uma economia de baixo impacto de carbono, contemplando o nexus: água – energia – alimento e cidades, suas múltiplas interações e como respondem às mudanças climáticas.

Os debates terão o formato de “talk-show”, com o tema principal apresentado e moderado por curador(es) envolvido diretamente com o tema escolhido, o qual convida à participação três outros debatedores, representando a iniciativa privada, formuladores de políticas públicas e a academia. Neste formato, não haverá o uso de dispositivos audiovisuais ou PowerPoint, visando estimular o debate e a participação do público.

Os resultados dos debates serão consolidados em um único documento, o qual será levado a COP21 em eventos paralelos, e entregue ao Governo Brasileiro. Após a COP21, será realizado novo evento, trazendo os resultados obtidos e quais as ações que deverão ser tomadas pelos países, empresas e pela sociedade civil.

Primeiro tema: 30 de setembro - Antiga Sala do Conselho Universitário

• As Mudanças Climáticas e a Crise Hídricao que Vem Sendo Feito e Deveremos Fazer?

Curador: Newton de Lima Azevedo (Governador brasileiro no World Water Council)

Expositores:

Eduardo Mario Mendiondo

Pedro Roberto Jacobi

Sonia Chapman

Stela Goldenstein

Rubem La Laina Porto

Evento gratuito, com inscrição e aberto ao público

Capacidade da sala do IEA - 55 lugares

PRÓXIMOS TEMAS

8 de outubro, das 9:30 às 12:30

• As Mudanças Climáticas e a Matriz Energética: Além do Petróleo e a Economia de Baixo Carbono: Adaptação, Negócios do Clima e Inovações Tecnológicas

Curadores: Carlo Linkevieius Pereira - CPFL

14 de outubro, das 9:30 às 12:30

• As Mudanças Climáticas e a Segurança Alimentar: Conseguiremos Alimentar 10 Bilhões de Pessoas?

Curador: Marcelo Vieira - Sociedade Rural Brasileira e Prof. Weber Amaral – ESALQ - USP

29 de outubro, das 9:30 às 12:30

• As Mudanças Climáticas e as Negociações Internacionais: a Posição do Governo Brasileiro

Curadores: Dr. Carlos Klink – Ministério do Meio Ambiente