Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / As Ignorâncias Humanas na Perspectiva Evolucionista

As Ignorâncias Humanas na Perspectiva Evolucionista

por Rafael Borsanelli - publicado 01/07/2019 19:15 - última modificação 09/10/2019 09:50

Detalhes do evento

de 12/09/2019 - 14:00
a 12/09/2019 - 17:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

3º encontro do ciclo O que a Ignorância tem a nos ensinar?

O evolucionismo pode ajudar a entender algumas instâncias da irracionalidade e ignorância humana. Nesse encontro, o expositor discorrerá sobre quais faculdades psicológicas adaptadas a aspectos específicos do modo de vida caçador-coletor ancestral podem gerar raciocínios e decisões disfuncionais quando ativadas fora de seu contexto original. Reconhecer esse descompasso e os erros recorrentes é um primeiro passo para sua superação. Será discutido, ainda, o anti-intelectualismo, que pode estar enraizado em orientações tribalistas que visam à proteção do grupo, ativados pelo medo e perigo de contágio. Resguardar as pessoas contra perigos e contágios pode ser uma solução.

Sobre o ciclo

Vivemos em um mundo em que a informação a respeito dos mais diversos assuntos nunca foi tão acessível para um número tão grande de pessoas – e, no entanto, a ignorância avança. Isso vale até mesmo para a ignorância sobre coisas que, hoje, é possível conhecer com alguma facilidade. A disseminação de boatos, a princípio fáceis de desmentir, alastra-se com mais rapidez e alcance do que qualquer desmentido; políticas públicas são por vezes formuladas e postas em prática sem levar em conta o conhecimento científico relevante sobre o tema; e mesmo as mais exóticas teorias da conspiração conseguem hoje atrair um número impressionante de adeptos.

Em resposta a isso, um número crescente de pesquisadores de diversas áreas têm demonstrado interesse em compreender melhor a natureza da ignorância. O que é, exatamente, a ignorância? Como melhor estudá-la? Quais são os seus impactos? Em que condições a ignorância pode ser algo desejável? E como manejá-la, nos casos em que ela é indesejável?

Para dar um primeiro passo na resposta a essas questões, reuniremos, em oito encontros, pesquisadores de diversas áreas – com o objetivo de explorar algumas abordagens possíveis sobre o tema.

Exposição

Marco Antonio Correa Varella (IP-USP)

Mediação

Carlos Orsi (Instituto Questão de Ciência)