Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Cidades e Violência em Perspectiva

Cidades e Violência em Perspectiva

por Sandra Sedini - publicado 23/05/2023 13:55 - última modificação 13/07/2023 10:41

Detalhes do evento

de 15/06/2023 - 14:00
a 15/06/2023 - 15:30

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Formalização da parceria entre o Núcleo de Estudos da Violência - NEV/USP e o Centro de Síntese USP Cidades Globais

A violência urbana representa um dos principais desafios à sustentabilidade das cidades brasileiras. De acordo com o índice nacional de homicídios do Monitor da Violência, um projeto desenvolvido pelo G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o país registrou um total de 40,8 mil mortes violentas, com uma média diária de mais de 110 vítimas[1]. O total de mortes violentas ainda é elevado, mas representa um alento, pois o Brasil atingiu o menor número da série histórica do Monitor, iniciada em 2018, e é o segundo ano seguido que isso acontece: em 2021, foram 41,2 mil mortes.

No entanto, é necessário enfatizar que o país é responsável por 20,4% dos homicídios ocorridos em todo o mundo, sendo que a maioria das vítimas são homens jovens, pretos e pardos[2]. Os crimes patrimoniais estão em alta, com significativo aumento dos registros de estelionatos, furtos e roubos de celulares e roubos a residências, comércios, instituições financeiras e cargas. Os dados também indicam preocupante aumento dos registros de ocorrências de violência sexual, de gênero e contra crianças e adolescentes. Além disso, os dados acendem um alerta: a tendência de queda de violência no país, iniciada em 2018, pode estar chegando ao fim.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua - Sensação de Segurança de 2021[3], mais da metade dos moradores (54%) afirmam se sentir inseguros nas cidades em que vivem. O aumento da circulação das pessoas nas ruas no cenário pós-pandêmico, juntamente com o incremento da pobreza e das desigualdades socioeconômicas, são fatores que influenciam o aumento dos registros criminais e o agravamento da sensação de insegurança[4].

A Nova Agenda Urbana, apresentada durante a Conferência Habitat-III, destaca que a sustentabilidade urbana implica na inclusão de todos, garantindo segurança e eliminando a discriminação e todas as formas de violência (item 14, a). Nesse sentido, o desenvolvimento urbano sustentável requer a implementação de planos, programas, projetos e ações que visem combater a violência urbana, promover a democracia e proteger os direitos humanos nas cidades, tornando-as mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Essas medidas estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 - cidades e comunidades sustentáveis -, 16 - paz, justiça e instituições eficazes - e 17 - parcerias e meios de implementação -, estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Nesse contexto, o Seminário “Cidades e Violências em perspectiva” vem dialogar acerca de crimes e violações de direitos no contexto urbano, sobre enfrentamento e inovação, e formalizar a celebração de um Termo de Cooperação entre o Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP) e o Centro de Síntese USP Cidades Globais (CS USP CG).   O NEV USP como um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAP) da Pró-Reitoria de Pesquisa Universidade de São Paulo (PRP-USP), sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), dedicado ao desenvolvimento de pesquisas e à formação de pesquisadores por meio de uma abordagem interdisciplinar que aborda temas relacionados à violência, democracia e direitos humanos. O CS USP CG, sediado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, com o objetivo de desenvolver pesquisas multi, inter e transdisciplinares sobre questões atinentes à sustentabilidade urbana e social.

Dessa forma, a cooperação entre esses dois centros de produção científica da Universidade de São Paulo expõe o propósito de promover o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa, comunicação científica e disseminação de conhecimento, além da transferência de tecnologias, abordando tópicos que consideram a interseção entre a sustentabilidade urbana, a violência, a democracia e os direitos humanos.

[1] https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/

[2] https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/

[3] https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/condicoes-de-vida-desigualdade-e-pobreza/17270-pnad-continua.html?edicao=35627&t=publicacoes

[4] https://jornal.usp.br/atualidades/populacao-paulistana-sente-medo-com-aumento-da-criminalidade-e-da-violencia-na-cidade/