Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores

Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores

por Sandra Sedini - publicado 13/02/2017 11:50 - última modificação 14/06/2017 16:25

Detalhes do evento

de 19/06/2017 - 08:30
a 19/06/2017 - 17:30

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário - Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A USP constitui grande comunidade realizando atividades de Pesquisa Básica e Aplicada de qualidade, predominantemente no âmbito acadêmico, com o apoio das Agências de Fomento e grande potencial para Desenvolvimento e Inovação (DI), além de expressivas possibilidades de inserção no Setor Industrial. Neste contexto, consideramos “Indústria” o conjunto das atividades produtivas e de pesquisa, desenvolvimento e inovação, realizadas fora do âmbito acadêmico, tanto de iniciativa pública quanto privada, abrangendo todos os setores econômicos, entre os quais: industriais, do agronegócio, extrativas, de serviços, sociais, educacionais, culturais e artísticas, de gestão, e governamentais (municipais, estaduais e federais).

Nem sempre, no entanto, existe o suficiente cuidado de disponibilizar os conhecimentos construídos no âmbito acadêmico, alcançados com expressivos recursos provenientes de impostos, para a sociedade em geral, com destaque para a Indústria. Em decorrência, a nação e os brasileiros que investem na geração desse conhecimento, correm o risco de não fruir desses produtos essenciais, que poderiam melhorar as condições socioeconômicas do Brasil e promover o país à sua tão esperada projeção internacional. Não somente o Brasil perde com essa situação, sendo a USP, de fato, é quem mais perde nesse processo. É de forte interesse que a comunidade USPiana entenda melhor seu potencial para DI, utilizando-o efetivamente em benefício da nação, inclusive explorando melhor a sua Agência de Inovação (AUSPIN) e as Agências de Fomento, e contribuindo também para superar uma lacuna que o Brasil sofre desde seus primórdios, com a condução de uma economia fracamente baseada no conhecimento gerado em suas próprias Universidades.

Importante ressaltar que as Agências de Fomento dos Estados Brasileiros e da Nação estimulam e investem seriamente em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Em São Paulo, com destaque à FAPESP, também o Governo do Estado de São Paulo procura estimular a Academia à cooperação, através de mecanismos como o Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo, em fase final de elaboração. Várias Indústrias nacionais e multinacionais também têm procurado estimular a comunidade acadêmica com a proposição de projetos de alto nível científico e oferta de recursos. Dentro dessa rica atmosfera, a comunidade acadêmica deve buscar meios para melhor explorar essa disposição favorável das Agências de Fomento e do Setor Industrial, sempre preservando suas fundamentais atividades de Pesquisa Básica, essenciais para o sucesso desse processo.

Sob esta perspectiva, organizamos o Workshop Ciência & Indústria, com o intuito de acelerar essa discussão no âmbito da USP, com a participação de Unidades que se destacam na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – tecnológica, social, educacional e de gestão – e de empresas e associações criteriosamente escolhidas. O objetivo principal do evento é oferecer rumos mais eficientes para o progresso das atividades acima citadas, estimulando debates que contribuam para superar as dúvidas existentes sobre a aproximação recíproca entre Academia e Indústria.

Essa aproximação será benéfica para a Academia e a Indústria, e poderá abrir novas oportunidades de financiamento à Pesquisa Básica independente na Universidade, fora do âmbito das Agências Estatais de fomento, 2 aprimorar a formação de nossos alunos e ampliar a absorção dos nossos egressos na Indústria, principalmente para as áreas de Pesquisa Básica, que ainda são pouco conhecidas pelas empresas

Coordenação: Guilherme Ary PLonski, Tito José Bonagamba, Antonio Mauro Saraiva.
Organização: Guilherme Ary PLonski, Tito José Bonagamba, Antonio Mauro Saraiva, Hamilton Brandão Varela.

Evento gratuito, aberto ao público e com inscrição apenas via formulário.

Capacidade da sala: 120 lugares

Onde estamos

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo