Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Turismo Sexual e a Busca pelo Príncipe Encantado Europeu

Turismo Sexual e a Busca pelo Príncipe Encantado Europeu

por Sandra Sedini - publicado 18/02/2016 15:45 - última modificação 09/12/2016 17:34

Detalhes do evento

de 02/05/2016 - 14:30
a 02/05/2016 - 18:30

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais realizará a projeção e em seguida, um debate sobre o documentário "Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado", de Joel Zito Araújo.

O grupo Diálogos Interculturais convidou o cineasta e pesquisador Joel Zito, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, e pós-doutorado em Comunicação e Antropologia na Universidade do Texas -  Austin, para conversar sobre seu  documentário “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado”.

Percorrendo estados do Nordeste brasileiro e países da Europa (Itália e Alemanha), o diretor busca entender como se dão e o que buscam as pessoas envolvidas no triste cenário do turismo sexual que o país continua mantendo até hoje. Cerca de 900 mil pessoas por ano são traficadas pelas fronteiras internacionais exclusivamente para fins de exploração sexual. Meninas, mulheres jovens, travestis e o ilusório desejo de mulheres brasileiras pobres que, como Cinderelas, esperam encontrar um marido (ou um príncipe encantado) europeu. O sonho em geral fracassa e raramente encontram um final feliz. Como ficamos diante esse cenário que faz parte de nossa realidade? Após a exibição do documentário (107 minutos) teremos o debate.

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

• Menção honrosa no FIC - X Festival Internacional de Cinema de Brasília. Novembro 2008
  • Prêmio Melhor filme e Melhor Diretor de longa-metragem, votação do público, na 9ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE 9) ;
  • Prêmio Melhor Documentário (votação do público) e Menção Honrosa do Júri do VII Mostra Vidas na Tela – Natal,  2009.
  • Prêmio Melhor Longa-metragem e Melhor Documentário do III Bahia Afro Film Festival, Maio/2010.

Debatedores

Adriana Capuano de Oliveira (UFABC e IEA)

Jeffrey Lesser (Emory College e IEA)

Ligia Fonseca Ferreira (UNIFESP e IEA)