Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Conectografia energética da China e mineração de criptomoedas: um paradoxo para a transição energética argentina

por Thais Cardoso - publicado 07/06/2023 15:02 - última modificação 07/06/2023 15:02

Detalhes do evento

de 14/06/2023 - 19:00
a 14/06/2023 - 21:00

Canal do C4AI no YouTube

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (TechLaw) do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promove no dia 14 de junho, a partir das 19h, a conferência “Conectografia energética da China e mineração de criptomoedas: um paradoxo para a transição energética argentina”. O evento tem a parceria do Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI).

A conferência será exclusivamente on-line, com transmissão pelo canal do C4AI no YouTube. Haverá envio de certificado aos participantes mediante preenchimento de formulário que será postado no chat da ferramenta durante o evento.

A palestrante será a professora Laura Urrejola. Ela vai abordar o fenômeno transnacional do êxodo da mineração de criptomoedas, após a proibição dessa atividade em território chinês em setembro de 2021. Laura analisa também o caso argentino para demonstrar como os efeitos desse evento têm sido negligenciados nos debates sobre segurança energética, sustentabilidade e impacto socioambiental nos Estados sul-americanos.

Laura Urrejola é geógrafa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, mestre e doutoranda em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da UnB. Tem experiência de 23 anos em análise de viabilidade ambiental, de empreendimentos de infraestrutura, com ênfase no setor elétrico, atuando principalmente em gestão de licenciamentos ambientais no âmbito federal. Seu tema de pesquisa é a  inserção internacional da China por meio da implantação de infraestrutura (modais logística, setor elétrico, telecom e espacial) na Panamazonia, Patagônia e Antártica.

Evento on-line, público e gratuito | Com inscrições

Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (TechLaw) do IEA-RP
Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI)

Evento com transmissão em: https://www.youtube.com/watch?v=b4t5XgjRaX4