Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Conversa com Jean-Pierre Dupuy

Conversa com Jean-Pierre Dupuy

por Sandra Sedini - publicado 17/02/2020 09:20 - última modificação 20/03/2020 08:10

Detalhes do evento

de 03/03/2020 - 10:00
a 03/03/2020 - 12:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Professor de filosofia e de ciência política da universidade Stanford – além de autor de mais de quarenta livros sobre os mais candentes desafios contemporâneos, Jean-Pierre Dupuy estará no IEA para conversa com três dos mais renomados autores brasileiros sobre as incertezas da sustentabilidade global:

Eduardo Viola, professor de relações internacionais da UnB,

Ricardo Abramovay, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP,

Eduardo Felipe Matias, pesquisador visitante em Stanford.

Os diálogos entremearão quatro etapas expositivas, com o seguinte roteiro:

Time, Complexity, and Catastrophe

Main object: how a number of tools pertaining to the theory of complex systems, prominent among them the concept of self-transcendence, enable us to conceptualize the time that separates us from an announced but unknown end.

There is no human time that is not limited by a generally unknown end, from our personal death to the narratives that we tell ourselves in order to find the courage to live on, including all the “small deaths” that punctuate our existence (end of holidays, amorous break-up, professional lay-off).  We’ll set out to think out the time that is left to us before the inevitable but indeterminate deadline. Illustrations are plenty, from the bursting of a financial bubble to the anticipated ending of our civilization (climate change, nuclear war.)

Four modules will make up the presentation:

1. Complexity and self-transcendence.

2. The future as self-transcendence.

3. The time that is left to us.

4. Critique of apocalyptic ecology (aka “Collapsology” in France.)

A Conversa, organizada pelo professor sênior do IEA, José Eli da Veiga, será coordenada por Patricia Pinho.

Evento público e gratuito | Em inglês, sem tradução | Sem inscrição

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line

Capacidade do auditório: 60 pessoas

Onde estamos