Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Entretien sur l'Écologie Politique - Les 40 Ans de l' "Introdução" de Jean-Pierre Dupuy

por Sandra Sedini - publicado 11/10/2019 11:10 - última modificação 16/12/2019 11:49

Detalhes do evento

de 17/12/2019 - 14:00
a 17/12/2019 - 16:00

Evento Online

Nome do Contato

Telefone do Contato

Conversa sobre Ecologia Política

Os 40 anos da “Introdução” de Jean-Pierre Dupuy

Em outubro e novembro de 1979, respondendo a convites da UFPE, UFRJ, UERJ e do Centro Cultural Candido Mendes, o professor da Polytechnique de Paris, Jean-Pierre Dupuy, pronunciou quatro conferências sobre a ainda embrionária “Ecologia Política”, cujo conteúdo foi a seguir publicado pela Editora Civilização Brasileira com o título Introdução à Crítica da Ecologia Política (livro que só existe em português).

Tanto o texto da quarta-capa, quanto o das orelhas - este assinado pelo editor Ênio Silveira - mostram bem o embaraço da intelectualidade brasileira diante da nascente consciência ambiental, apenas sete anos antes da legitimação global do “desenvolvimento sustentável”. Mais: também evidenciam certo espanto com as primeiras formulações teóricas lançadas, na década de 1970, por expoentes da “Écologie Politique”, entre os quais se destacava André Gorz (1923-2007).

Nestes quarenta anos, além de também ter se tornado professor de ciência política em Stanford, Dupuy publicou mais 38 livros (de um total de 44), passando a ser uma das principais referências mundiais sobre o que começa a ser designado por “vulnerabilidade do mundo”, em substituição à duvidosa expressão “risco existencial”. Por mais que tenham evoluído suas reflexões, elas só aprofundaram e reforçaram a mesma “crítica global e radical do modo de produção industrial”.

É motivado por tão notável trajetória de pesquisas que emerge, no IEA/USP, um núcleo de pesquisadores voltados ao estudo da “Hipótese do Mundo Vulnerável”, conforme recente formulação do filósofo sueco da Universidade de Oxford, Nick Bostrom.

Este novo núcleo, que estará inserido na bem mais ampla iniciativa “Saúde Planetária”, conduzida no IEA/USP pelo professor Antonio Mauro Saraiva (EP e PRP USP) [saudeplanetaria.iea.usp.br], contará com a preciosa cooperação de Jean-Pierre Dupuy, assim como de outros colegas de instituições de pesquisa da França.

Não poderia haver melhor maneira de divulgar tal novidade do que - aproveitando os 40 anos da “Introdução” - José Eli da Veiga (IEA USP) ter uma conversa com com seu autor (online, em francês*), Jean-Pierre Dupuy (Stanford University).

(*) Após editado, o vídeo terá legendas em português.

Evento online | Em francês, sem tradução | Sem inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir on-line

IEA

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo