Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Mediação Cultural e seus Processos de Tradução

Mediação Cultural e seus Processos de Tradução

por Sandra Sedini - publicado 12/09/2016 16:10 - última modificação 13/12/2016 15:19

Detalhes do evento

de 14/09/2016 - 19:30
a 14/09/2016 - 22:00

Instituto Tomie Ohtake, Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Fórum Permanente realiza ao longo de todo o segundo semestre de 2016  uma série de encontros em diferentes cidades brasileiras (São Paulo, Vitória, Niterói e Brasília) para debater a atuação dos públicos na Arte Contemporânea. O projeto foi contemplado pelo edital PROGRAMA REDE NACIONAL FUNARTE ARTES VISUAIS 12ª EDIÇÃO.

O Projeto visa reunir e aprofundar estudos, trabalhos e ideias que a abordem a temática da mediação cultural em museus e outros equipamentos culturais já iniciadas no âmbito do grupo de pesquisa do Fórum Permanente do Instituto de Estudos Avançados da USP, contando com profissionais das artes visuais de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e do Distrito Federal e promovendo o encontro de artistas, produtores e pesquisadores da cena artística brasileira e de estudantes de universidades públicas dos estados citados.  O objetivo principal desses debates e oficinas é expor e analisar criticamente a crescente expansão do interesse pelos “estudos de públicos” no Brasil – que  pode  ser percebida em inúmeras pesquisas, seminários, publicações. Os debates também discutirão temas mais concretos abordando questões metodológicas sobre como as instituições poderiam efetivamente estar abertas à atuação dos públicos, e problematizando situações de “não-público” que são enfrentadas em diferentes cidades do Brasil onde há uma carência de espaços de arte. O intercâmbio promovido nos debates com agentes destes diferentes estados poderá ensejar a criação de novas parcerias e colaborações artísticas e institucionais, enriquecendo colaborações inter-regionais.

O primeiro encontro foi realizado no IEA-USP no dia 13 de setembro.

No dia 14 de setembro se realiza uma mesa redonda no Instituto Tomie Ohtake a partir das 19h30 que contará com a participação de Felipe Arruda, diretor do núcleo de Cultura e Participação dessa instituição, Gilberto Mariotti Editor do Fórum Permanente, Diogo de Moraes pesquisador-artista e Márcia Ferran professora do curso de produção cultura da UFF-Universidade Federal Fluminense, integrante do desse projeto.

O encontro é apenas para convidados mas poderá ser acompanhado ao vivo AQUI

Mais informações: www.forumpermanente.org

Evento apenas para convidados.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo