Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Crítica dos Afetos, de Filipe Campello: Lançamento do Livro e Roda de Conversa com o Autor e Pesquisadores

por Cláudia Regina - publicado 10/10/2022 14:10 - última modificação 24/02/2023 15:38

Detalhes do evento

de 17/10/2022 - 09:00
a 17/10/2022 - 12:30

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O grupo Jornalismo, Direito e Liberdade convida Filipe Campello, Professor de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para lançar e debater seu mais recente livro “Crítica dos Afetos”, que consolida o projeto de uma teoria crítica dos afetos políticos. Sabemos que o medo, a esperança, experiências de sofrimento e outras emoções são intrínsecas aos seres humanos e, portanto, à Política, e que, em tempos de espaços públicos fabricados para a circulação massiva de afetos, essas dimensões da vida pública vêm se tornando ainda mais acentuadas. A cultura política brasileira, conhecida pela mistura de elementos conservadores e liberais, de racionalidade com emoções, e pela desigualdade de reconhecimento entre diferentes grupos e suas visões de mundo, torna-se, por isso, um laboratório ímpar de análise a partir dessa perspectiva. Após breve exposição do autor, para dialogar com ele teremos a presença dos pesquisadores doutores Nadini Lopes, jornalista e membra do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade (ECA/IEA-USP), Pablo Almada, pesquisador de pós-doutorado do Núcleo de Estudos da Violência da USP e Genivaldo Monteiro, professor de Filosofia da Educação no Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba. Ao final o autor assinará exemplares à venda em parceria da editora Autêntica e com a livraria da EDUSP.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Será solicitada apresentação da Carteira de Vacinação Covid19 para entrada no prédio

Vítor Blotta (ECA e IEA-USP)

Exposição sobre o livro "Crítica dos Afetos"