Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Culturas, Políticas e o Digital: Contextos e Interrogações a partir de Portugal

Culturas, Políticas e o Digital: Contextos e Interrogações a partir de Portugal

por Cláudia Regina - publicado 18/08/2017 09:15 - última modificação 11/05/2018 11:01

Detalhes do evento

de 04/09/2017 - 14:00
a 04/09/2017 - 16:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A palestra abordará o estado da arte do 'digital cultural' em Portugal. Centrará nas implicações que esse processo de relação cada vez mais universalizada com o sistema tecnológico informacional-comunicacional apresenta no domínio das políticas culturais públicas portuguesas e da União Europeia.

Helena Santos abordará os caminhos atuais praticados pelas universidades portuguesas, e em particular pelo CIC Digital (Polo Porto), na busca de uma nova metodologia de pesquisa das culturas atuais renovadas pela alavanca digital. O destaque, nessas pesquisas, vai para um enfoque transversal assumido pelos estudos da cultura digital.

Sobre o CIC Digital
O CIC Digital – Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital é uma Unidade de I&D financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal e vocacionada para a promoção e execução de investigação em Ciências da Comunicação, da Informação e em Cultura Digital, e em áreas de relação interdisciplinar entre as Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Trata-se de uma iniciativa inter-universitária congregando quatro pólos: um na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, outro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto; um terceiro na Universidade de Aveiro e o quarto na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia.

O CCI Digital define-se por uma aproximação transversal de seus objetos de estudo, em particular aquele definido pela cultura digital. Seu objetivo é verificar, de modo especial, o impacto das culturas digitais no campo das Humanidades. É, também, um polo de amparo a startups.

Evento público, gratuito e com inscrição prévia

Público online não há necessidade de se inscrever

Conferencista:

Helena dos Santos (CIC Digital - Universidade do Porto)

Moderador:

José Teixeira Coelho  Netto (ECA e IEA)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo