Cinto de Segurança para Internet: Como Preparar Cidadãos Digitais na Educação Básica
A plenitude da vida humana atual passa necessariamente pela utilização da internet, tendo originado, inclusive, o debate sobre os excluídos digitais. Contudo, quase a totalidade dos adultos das diversas gerações não foram preparados para navegar no novo mundo de oportunidades e recursos digitais em segurança. Neste sentido, é preciso preparar professores para formarem cidadãos protegidos neste ambiente, que saibam escolher os serviços que utilizam e tomar precauções diante dos riscos existentes na internet e nas redes sociais em especial.
Contudo, é preciso ter em mente que navegar com algum risco é necessário, mesmo quando se fala de crianças e adolescentes, pois agendas excessivamente protecionistas são potencialmente prejudiciais à autonomia, já que é necessário desenvolver habilidades de enfrentamento. Assim, além de leis e políticas de proteção para fazer valer os direitos de crianças e adolescentes, é preciso que educadores, pais e principalmente os próprios interessados sejam preparados para se prevenir diante dos riscos e aprender a usufruir em segurança dos benefícios da vida em rede. Para tal, este curso de extensão visa a atualização de professores da Educação Básica em temas como proteção de dados, privacidade, excesso de telas, manipulação da vontade, propaganda disfarçada de programação e hiperconectividade nas redes sociais.
Após abordar as oportunidades e riscos que acompanham as tecnologias digitais e respectivos serviços utilizados por crianças e adolescentes, o curso objetiva articular com docentes da Educação Básica alguns caminhos para trabalhar o assunto em sala de aula, de tal forma que seus alunos se tornem multiplicadores dos aprendizados na família, amigos e vizinhos.
A tecnologia digital está cada vez mais integrada à vida de crianças e adolescentes. Embora abra oportunidades sem precedentes para aprendizagem, entretenimento, conexão e criatividade, também oferece riscos, a maioria ainda desconhecidos por grande parte da sociedade, incluindo pais e professores. Assim, se por um lado temos que o acesso a equipamentos conectados à internet é material escolar básico para que estudantes adquiram habilidades essenciais para o exercício da cidadania no século XXI, bem como ampliem as suas vozes, aprendizados e participação social, de outro temos que a utilização massiva da internet por crianças e adolescentes preocupa no que diz respeito aos impactos em sua saúde, privacidade, desenvolvimento e segurança. Na sociedade adultocêntrica atual, crianças tornaram-se objeto de exploração e abuso por diversas instituições e pessoas, inclusive familiares.
Neste sentido, é preciso preparar professores para formarem cidadãos digitais protegidos e que adquiram gradualmente autonomia e capacidade crítica no contexto da era digital. Espera-se que, após o curso, os professores da Educação Básica possam promover nos estudantes competências e habilidades para escolher os serviços que utilizam e tomar precauções diante dos riscos existentes na internet. Para tal, o curso de extensão pretende construir coletivamente planos de aula e ferramentas pedagógicas, agregando os conhecimentos dos atores envolvidos no processo. Ao final, é prevista a publicação de manual com as cocriações, que servirá de marco teórico com informações sistematizadas, de tal forma que possam ser replicadas e inspirem outros professores a levarem o tema para suas aulas.
Coordenação
Ana Estela Haddad
Professora Titular da FO-USP
Coordenadora-Adjunta do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Políticas Públicas Escola da Metrópole (NAP Escola da Metrópole – IEA/USP)
Supervisora de pós-doutorado na Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do IEA/USP
Organização
Sandra Regina Cavalcante
Pesquisadora de pós-doutorado na Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do IEA/USP
Cientista da Computação, Advogada, doutora e mestre em Saúde Pública e especialista em Direito Ambiental e em Direito do Trabalho
Objetivo
Promover formação, compartilhamento de saberes e construção coletiva de caminhos entre professores para abordar, na Educação Básica, o uso responsável, seguro e crítico da internet e redes sociais, de tal forma que se provoque a emancipação digital de segurança dos alunos.
Público-alvo
Professores da Educação Básica de escolas públicas brasileiras. Esta edição do curso é voltada exclusivamente àqueles que cumprem os pré-requisitos abaixo.
Pré-requisitos
- Ser professor da Educação Básica na rede pública e em atividade;
- declarar ter disponibilidade de tempo para se dedicar, durante a realização do curso, às atividades síncronas online (24 horas) e assíncronas (18 horas);
- ter assistido ao Fórum "Desafios para a Infância e a Adolescência na Era Digital", realizado em 05/10/2022 e com gravação disponível no canal da Cátedra Alfredo Bosi no YouTube, e
- ter feito a pré-inscrição para seleção no formulário divulgado neste evento e acessível durante outubro/2022.
Critérios de seleção
Diversidade territorial (para tentar contemplar as cinco regiões do país), variedade de áreas do conhecimento e de gênero.
Número de vagas
60.
Carga horária total
42 horas.
Critérios de aprovação
75% de frequência às aulas online. Entrega do trabalho final (em grupo): plano de aula com resultado da aplicação em turmas de alunos dos participantes.
Cronograma
- Inscrição: de 16 a 20 de janeiro de 2023, no IEA. Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP. Telefone: (11) 3091-1687.
- Confirmação de matrícula a partir 23 de janeiro de 2023
Programação
O curso ocorrerá online, com interações síncronas e assíncronas. As aulas síncronas serão realizadas em oito encontros com três horas de duração cada, nas quais serão alternadas exposições teóricas com experimentações práticas e utilização de metodologias ativas de ensino. Os tópicos que estruturam as aulas e as atividades assíncronas a serem desenvolvidas na sequência são os seguintes:
1. Os desafios para a infância e adolescência na era digital (27/02/2023)
A aula inicial resgatará temas abordados no fórum digital de mesmo nome, ocorrido em outubro de 2022, e apresentará os principais desafios apontados pelos participantes na fase de pré-inscrição e pré-treinamento. Além de expor a metodologia colaborativa do curso, que ao final propõe gerar publicação em coautoria com os docentes participantes, serão esclarecidas as dúvidas de conteúdo e forma que os alunos já apresentarem nesta primeira aula, assim como articulada a divisão dos grupos interdisciplinares e viabilização de condições para assistirem aos documentários que integram o material didático do curso.
Referências bibliográficas:
BARBIÉRI, LF; MATTOS, M. Câmara aprova projeto que cria política nacional de educação digital. Globo.com, 04 ago. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/08/04/camara-aprova-projeto-que-cria-politica-nacional-de-educacao-digital.ghtml. Acesso em: 17 out 2022.
CAPES. Diretoria de Avaliação. Documento de área 2016 - Área de avaliação: Ensino. 2016. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/DOCUMENTO_AREA_ENSINO_24_MAIO.pdf. Acesso em: 07 fev. 2022.
CHILDREN’S RIGHTS and the technology in the digital age. Global Campus of Human Rights. 2021. Disponível em: https://gchumanrights.org/education/e-learning/moocs/childrens-rights-and-technology-in-the-digital-age/course-outline.html. Acesso em: 30 jul. 2022.
GONSALES, Priscila. Letramentos digitais e inclusão digital no Brasil contemporâneo. São Paulo: Universidade de Campinas; Bristol: University of Bristol, 2021. Disponível em: https://www2.iel.unicamp.br/researcherlinks/. Acesso em 17 out. 2022.
UNESCO. Reimagining our futures together: A new social contract for education. International Commission on the futures of education: Paris, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707. Acesso em: 27 jul. 2022.
UNICEF. The state of the world’s children 2017: children in a digital world. 2017. Disponível em: https://www.unicef.org/reports/state-worlds-children-2017. Acesso em: 20 ago. 2022.
2. Privacidade hackeada: novos riscos, proteção de dados e legislação (06/03/2023)
Debate sobre o documentário assistido desde a última aula ("Privacidade hackeada"), identificando os riscos e recomendações apresentadas, aplicando-se ao contexto de crianças e adolescentes. Lei Geral de Proteção de Dados, Marco Civil da Internet e outras normas aplicáveis. Recomendações práticas para diminuição do rastreamento e uso crítico das redes sociais.
Referências bibliográficas:
FRAZÃO, Ana. Dever geral de cuidado das plataformas diante de crianças e adolescentes. Instituto Alana: Brasília, 2021. Disponível em: https://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2021/11/dever-geral-de-cuidado-das-plataformas.pdf. Acesso em 06 abr. 2022.
INSTITUTO ALANA; INTERNETLAB. O direito das crianças à privacidade: obstáculos e agendas de proteção à privacidade e ao desenvolvimento da autodeterminação informacional das crianças no Brasil. Contribuição conjunta para o relator especial sobre o direito à privacidade da ONU. São Paulo, 2020. Disponível em: https://internetlab.org.br/wp-content/uploads/2021/03/ilab-alana_criancas-privacidade_PT_20210214-4.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.
LOMAS, Natasha. Children are being datafied before we’ve understood the risks: report warns. TechCrunch, 09/11/2018. Disponível em: https://techcrunch.com/2018/11/09/children-are-being-datafied-before-weve-understood-the-risks-report-warns/. Acesso em: 24 ago. 2022.
PRIVACIDADE Hackeada (The Great Hack). Direção: Karim Amer e Jehane Noujaim. Produção: Karim Amer et al. Estados Unidos: Netflix, 2019. Vídeo (113 min). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/80117542. Acesso em: 17 out. 2022.
UNICEF. Good governance of children’s data. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/globalinsight/good-governance-childrens-data. Acesso em: 27 jul. 2022.
UNICEF. The case for better governance for children’s data: A manifest. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/globalinsight/good-governance-childrens-data. Acesso em 24 ago. 2022.
3. O dilema das redes: por que os criadores das plataformas digitais proíbem seus filhos de usá-las; manipulação e hiperconectividade (13/03/2023)
Debate sobre o documentário assistido desde a última aula ("O dilema das redes"), identificando os riscos e recomendações apresentadas, aplicadas ao contexto de crianças e adolescentes. Psicologia social, excesso de telas, capitalismo de dados e outros conceitos, com recomendações e exemplos de uso saudável das redes.
Referências bibliográficas:
BRANDÃO, Luiza Chagas. Fatores associados ao uso problemático de vídeo games entre adolescentes brasileiros. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. doi:10.11606/T.47.2022.tde-15082022-133753. Acesso em: 20 ago. 2022.
BUENO, Alexandre. Vício em games será considerado transtorno de saúde mental. Faculdade de Medicina, UFMG, 02.jan.2020. Disponível online em: https://www.medicina.ufmg.br/vicio-em-games-sera-considerado-transtorno-de-saude-mental/. Acesso em: 27 jul. 2022.
IGNORE the IQ test: your level of intelligence is not fixed for live. The Conversation Journal, 27 ago. 2014. Disponível em: https://theconversation.com/ignore-the-iq-test-your-level-of-intelligence-is-not-fixed-for-life-30673. Acesso em: 17 out 2022.
O DILEMA das redes (The Social Dilemma). Direção e Produção: Jeff Orlowski. Estados Unidos: Netflix, 2020. Vídeo (89 min). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81254224. Acesso em: 17 out. 2022.
PIOVEZAN, S. Uso problemático de videogames afeta 28% dos adolescentes, aponta pesquisa. Folha de S.Paulo, 25 jul. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2022/07/uso-problematico-de-videogames-afeta-28-dos-adolescentes-aponta-pesquisa.shtml. Acesso em: 20 ago. 2022.
VELASCO, IH. ‘Geração Digital’: por que, pela 1ª vez, filhos têm QI inferior ao dos pais. BBC News Brasil, 30 out. 2020. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-54736513. Acesso em: 17 out 2022.
4. Coded Bias: a Inteligência Artificial e seus vieses – riscos e desafios da Revolução 4.0 (20/03/2023)
Debate sobre o documentário assistido desde a última aula (Coded Bias), identificando os riscos e recomendações apresentadas, aplicadas ao contexto de crianças e adolescentes. Vieses cognitivos, publicidade dirigida a crianças, intensificação da desigualdade social, IoT e internet de brinquedos como bonecas inteligentes.
Referências bibliográficas:
CODED BIAS. Direção: Shalini Kantayya. Produção: Shalini Kantayya; Sabine Hoffman. EUA, China e Reino Unido: 7th Empire Media, 2020. Vídeo (90 min). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81328723. Acesso em: 17 out. 2022.
DAY, Emma. Children's rights and technology: robotic toys. 31 out. 2019. Vídeo (12min19seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E_wPZSM0vRQ. Acesso em: 19 out 2022.
HENRIQUES, Isabella. Inteligência artificial e publicidade dirigida a crianças e adolescentes. Rev. Internet & Sociedade, vol 2, nº 2, dez. 2021. São Paulo: Internetlab, 2021. Disponível em: https://revista.internetlab.org.br/sansinteligencia-artificial-e-publicidade-dirigida-a-criancas-e-adolescentes-sans/. Acesso em: 19 out. 2022.
STEWART, Emily. Lawmakers seem confused about what Facebook does — and how to fix it. Vox Media, 10 apr 2018. Disponível em: https://www.vox.com/policy-and-politics/2018/4/10/17222062/mark-zuckerberg-testimony-graham-facebook-regulations. Acesso em: 06 abr. 2022.
UNITED NATIONS. General Comment nº 25 (2021) on children’s rights in relation to the digital environment. 02 mar 2021. Disponível em: https://www.ohchr.org/en/documents/general-comments-and-recommendations/general-comment-no-25-2021-childrens-rights-relation. Acesso em: 24 ago. 2022.
5. Os influenciadores digitais mirins e a atividade remunerada de crianças e adolescentes nas redes sociais (27/03/2023)
Este encontro abordará o trabalho infantil artístico presente nas redes sociais. Trata-se dos influenciadores digitais mirins. Além do debate sobre como diferenciar esta atividade das demais manifestações na rede, serão apresentadas as normas protetivas aplicáveis ao tema. Também serão apresentados materiais disponíveis na rede destinadas ao letramento digital de segurança de crianças e adolescentes, com o objetivo de iniciar a elaboração dos planos de aula que serão desenvolvidos e testados pelos alunos discentes.
Referências bibliográficas:
ANGELINI, Kelli. Internet com responsa na sua sala de aula: cuidados e responsabilidades no uso da internet. NIC.BR; CGI.BR, 2018. Disponível em: https://nic.br/media/docs/publicacoes/13/guia_internet_com_responsa_na_sua_sala_de_aula.pdf. Acesso em 19 out. 2022.
CFP. Conselho Federal de Psicologia. Publicidade dirigida a crianças: CFP destaca prejuízos ao desenvolvimento psicológico infantil. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publicidade-dirigida-a-criancas-cfp-destaca-prejuizos-ao-desenvolvimento-psicologico-infantil/. Acesso em: 17 out. 2022.
FELICIANO, GG et al. Youtubers Mirins: do glamour virtual aos dilemas reais. In: SERAU JR, MA et al. Infância, Trabalho e Plataformas digitais. São Paulo: OAB-SP/ESA, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/363364373_YOUTUBERS_MIRINS_DO_GLAMOUR_VIRTUAL_AOS_DILEMAS_REAIS. Acesso em: 19 out. 2022.
HOEPERS, Cristine; ZUBEN, Mirian von. Guia internet segura - para seus filhos. 2ª ed., out. 2022. São Paulo: CERT.BR; NIC.BR; CGI.BR, 2022. Disponível em: https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura-pais.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.
HOEPERS, Cristine; ZUBEN, Mirian von. Guia internet segura. 2ª ed., out. 2022. São Paulo: CERT.BR; NIC.BR; CGI.BR, 2022. Disponível em: https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.
ONGARATO, Sabrina. Mãe apaga redes sociais da filha de 14 anos com quase 2 milhões de seguidores: proteger a futura saúde mental. Revista Crescer, 20 jul. 2021. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/07/mae-apaga-redes-sociais-da-filha-de-14-anos-com-quase-2-milhoes-de-seguidores-proteger-futura-saude-mental.html. Acesso em: 17 out. 2022.
SAFERNET Brasil. Cidadão Digital - banco de recursos. Disponível em: https://cidadaodigital.org.br/recursos.html. Acesso em: 19 out. 2022.
6. Atividade em grupo (10/04/2023)
Mantido o formato online, porém com a turma sendo dividida em equipes (associadas por nível de ensino, de cinco a seis integrantes em cada grupo) que compartilharão ideias, materiais e propostas de aulas, o que resultará na elaboração conjunta do plano que desenvolverão em sala de aula. A professora visitará as salas online para dirimir dúvidas e acompanhar algumas das discussões.
7. Proposição, elaboração e desenvolvimento de atividades pedagógicas - aplicação do aprendizado em projetos dos docentes da Educação Básica (trabalhos em grupo) (17/04/2023)
Encontro destinado ao aperfeiçoamento colaborativo dos planos de aula esboçados pelos alunos discentes, por meio da análise de alguns exemplos vindos da educomunicação, educação midiática e de criações dos próprios participantes. Em complementação às aulas anteriores, serão apresentadas relevantes fontes de informação e atualização, como a pesquisa TIC Kids online Brasil e as iniciativas lideradas pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR como um todo. Além de debater a implementação das aulas, com vistas a estimular os alunos da educação básica em intervenções que promovam o senso crítico e uso responsável da internet no seu entorno, serão referendados coletivamente os instrumentos de medição dos resultados destas aulas e intervenções.
Referências bibliográficas:
CGI.BR. Comitê Gestor da Internet no Brasil. TIC Kids Online Brasil. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/. Acesso em: 19 out. 2022.
CONSANI, Marciel. Produção mediática em educomunicação: uma vertente a ser construída. La educación mediática en entornos digitales: retos y oportunidades de aprendizaje. Tradução. Sevilla: Egregius, 2017. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003028075.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.
EDUCAMÍDIA. Planos de aula. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, [s.d.]. Disponível em: https://educamidia.org.br/planos-de-aula. Acesso em: 19 out. 2022.
MANNARA, Barbara. Seu filho usa WhatsApp ou TikTok? Ele corre mais riscos aqui que na Europa. Tilt Uol, 17 jul. 2022. Disponível em : https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/07/15/seu-filho-usa-whatsapp-ou-tiktok-ele-corre-mais-riscos-aqui-que-na-europa.htm. Acesso em: 19 out. 2022.
TELES, Paulo Cesar da Silva et al. Educação e mídias digitais contemporâneas: tendências on-line, literacias e competências multiplataforma. Revista GEMInIS, v. 8, n. 3, p. 77-97, 2017. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002867653.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.
VERO. Conectados e Ligados: curso online. São Paulo: Instituto Vero, 2021. Disponível em: https://www.vero.org.br/conectados-e-ligados#modulos. Acesso em: 19 out. 2022.
8. Encerramento (22/05/2023)
Apresentação das atividades desenvolvidas em sala de aula e resultados obtidos. Última aula síncrona, entrega dos trabalhos escritos (planos de aula desenvolvidos) e apresentação dos resultados obtidos. Debate sobre possibilidades e aperfeiçoamentos. Ajustes finais sobre publicação conjunta (manual com planos de aula e resultados).