Estratégias de Ensino para uma Educação Científica sob a Ótica de Problemas Complexos em Cenários de Risco e Incerteza
Este curso será realizado em formato presencial, porém contando com a possibilidade de ambientes metapresenciais e imersivos de co-aprendizagem que permitirão a conexão de duas ou mais turmas localizadas em diferentes campi (USP Butantã e USP Leste). Os cursistas serão alocados em turmas em salas com a presença de um professor. As atividades ocorrerão simultaneamente, com professores em cada turma de modo presencial e as interações entre as turmas serão mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação. Os equipamentos de conexão e transmissão de áudio e vídeo serão providenciados pela USP através da infraestrutura desenvolvida no projeto temático, no campo da prototipagem de tecnologias emergentes. Cabe esclarecer que, dada a sua natureza, esse curso não é considerado um curso a distância, pois a meta-presencialidade implica que os cursistas e os professores se reúnam em uma sala de aula para desenvolver as atividades propostas de forma síncrona e com horários definidos.
Objetivo
Carga horária
Coordenação
Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira (Faculdade de Educação)
Público-alvo
Professores da área de Ciências da Natureza (Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química) que atuam em escolas de ensino básico da rede pública do Estado de São Paulo.
Conteúdo
O curso será organizado em três módulos com o foco e a carga horária apresentada na tabela seguinte:
Módulo | Carga horária | |
---|---|---|
1 | Diálogos teóricos interdisciplinares (Educação Científica em uma Sociedade de Risco; Tipologia de situações-problema a partir da perspectiva de Kurtz e Snowden; Diagrama CYNEFIN; Teoria da Complexidade, determinismo e incerteza nas ciências experimentais). | 10 |
2 | Mapeamento de temas contemporâneos relacionados a risco, incerteza, complexidade e sua conexão com os conteúdos curriculares. | 10 |
3 | Metodologias para o desenho de propostas e abordagens de problemas complexos voltadas ao Ensino de Ciências na Educação Básica. | 25 |
Durante o desenvolvimento do curso, estão previstas 20 horas de trabalho autônomo no total, dedicadas a atividades como: leituras prévias e realização das entregas dos módulos.
Métodos de utilizados
Aulas expositivas-dialógicas, uso de variadas metodologias para aprendizagem centrada no estudante, sala de aula invertida, apresentações orais de seminários temáticos, debates, leituras e discussões em grupo, relatórios, entregas dos módulos - via plataformas virtuais - e outras atividades desenvolvidas pelos participantes.
Critérios de avaliação
Para serem aprovados e receber a certificação neste curso, os professores cursistas precisarão:
- ter no mínimo 85% de presença nas aulas, que ocorrerão em cinco sábados, das 8h00 às 13h00, com início em 31/08/2024 e término em 30/11/2024; e
- ter participação ativa no curso, demonstrada por meio de: atividades e discussões realizadas em sala de aula, atividades programadas para as horas de trabalho autônomo (leituras prévias e realização das entregas dos módulos do curso), construção do portfólio individual e da avaliação de desempenho docente, no final do programa.
Critérios de seleção
- lecionar em escolas públicas do Estado de São Paulo;
- lecionar aulas da área de Ciências da Natureza ou afins e
- ter disponibilidade para frequentar as aulas, que ocorrerão aos sábados em um dos campi: USP Butantã ou USP Leste.
Cronograma
- Inscrição: de 25 de julho a 5 de agosto, pelo sistema Apolo
- Confirmação de matrícula a partir de 6 de agosto
- Curso de 31/08 a 30/11 (em cinco sábados, conforme calendário abaixo)
Encontro | Data |
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1 | 31 de agosto |
2 | 21 de setembro |
3 | 19 de outubro |
4 | 9 de novembro |
5 | 30 de novembro |