Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Cursos e Oficinas / Metodologias Ativas e Referenciais Pedagógicos de Co-aprendizagem para Ciências da Natureza

Metodologias Ativas e Referenciais Pedagógicos de Co-aprendizagem para Ciências da Natureza

por Richard Meckien - publicado 20/03/2024 16:30 - última modificação 25/07/2024 08:53

Este curso será realizado em formato presencial, porém contando com a possibilidade de ambientes metapresenciais e imersivos de co-aprendizagem que permitirão a conexão de duas ou mais turmas localizadas em diferentes campi (USP Butantã e USP São Carlos). Os cursistas serão alocados em turmas em salas com a presença de um professor. As atividades ocorrerão simultaneamente, com professores em cada turma de modo presencial e as interações entre as turmas serão mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação. Os equipamentos de conexão e transmissão de áudio e vídeo serão providenciados pela USP através da infraestrutura desenvolvida no projeto temático, no campo da prototipagem de tecnologias emergentes. Cabe esclarecer que, dada a sua natureza, esse curso não é considerado um curso a distância, pois a meta-presencialidade implica que os cursistas e os professores se reúnam em uma sala de aula para desenvolver as atividades propostas de forma síncrona e com horários definidos.

Objetivo

Fornecer subsídios teórico-práticos para os professores organizarem situações de aprendizagem centradas nos estudantes e vivenciarem uma imersão nas metodologias ativas de aprendizagem, aprendendo seus fundamentos, sua importância, as fontes de implementação em sala de aula e os critérios de avaliação da aprendizagem.

Carga horária

45 horas (12 semanas de duração).

Coordenação

Marcelo Alves Barros (Instituto de Física de São Carlos)

Público-alvo

Professores da área de Ciências da Natureza (Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química) que atuam em escolas de ensino básico da rede pública do Estado de São Paulo.

Conteúdo

  1. Fundamentação teórica das práticas em aprendizagem ativa: teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano
  2. Reflexão e análise de situações reais, seus desafios e modos de superação ou adaptação
  3. Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida)
  4. Os Métodos Scale-up e Peer Instruction (Instrução pelos Colegas)
  5. As Estratégias do TBL (Team-Based Learning)
  6. Metodologias ativas em salas de aula numerosas
  7. Metodologias ativas e os documentos oficiais

 

Critérios de avaliação

  • ter no mínimo 85% de presença nas aulas, que ocorrerão às quintas-feiras, das 17:00 às 19:00, com início em 29/08/2024 e término em 05/12/2024;
  • ter participação ativa no curso, demonstrada por meio de: atividades e discussões realizadas em sala de aula; atividades programadas para as horas de trabalho autônomo (leituras prévias e realização das entregas dos módulos do curso); e
  • construção do portfólio individual e da avaliação de desempenho docente, no final do programa.

 

Critérios de seleção

  • lecionar em escolas públicas do Estado de São Paulo;
  • lecionar aulas da área de Ciências da Natureza ou afins e
  • ter disponibilidade para frequentar as aulas, que ocorrerão às quintas-feiras em um dos campi: USP Butantã ou USP São Carlos.

 

Cronograma

  • Inscrição: de 25 de julho a 5 de agosto, pelo sistema Apolo
  • Confirmação de matrícula a partir de 6 de agosto
  • Curso de 29/08 a 05/12
registrado em:
« Setembro 2024 »
Setembro
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30
Navegação