Metodologias Ativas e Referenciais Pedagógicos de Co-aprendizagem para Ciências da Natureza
Este curso será realizado em formato presencial, porém contando com a possibilidade de ambientes metapresenciais e imersivos de co-aprendizagem que permitirão a conexão de duas ou mais turmas localizadas em diferentes campi (USP Butantã e USP São Carlos). Os cursistas serão alocados em turmas em salas com a presença de um professor. As atividades ocorrerão simultaneamente, com professores em cada turma de modo presencial e as interações entre as turmas serão mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação. Os equipamentos de conexão e transmissão de áudio e vídeo serão providenciados pela USP através da infraestrutura desenvolvida no projeto temático, no campo da prototipagem de tecnologias emergentes. Cabe esclarecer que, dada a sua natureza, esse curso não é considerado um curso a distância, pois a meta-presencialidade implica que os cursistas e os professores se reúnam em uma sala de aula para desenvolver as atividades propostas de forma síncrona e com horários definidos.
Objetivo
Carga horária
Coordenação
Marcelo Alves Barros (Instituto de Física de São Carlos)
Público-alvo
Professores da área de Ciências da Natureza (Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química) que atuam em escolas de ensino básico da rede pública do Estado de São Paulo.
Conteúdo
- Fundamentação teórica das práticas em aprendizagem ativa: teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano
- Reflexão e análise de situações reais, seus desafios e modos de superação ou adaptação
- Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida)
- Os Métodos Scale-up e Peer Instruction (Instrução pelos Colegas)
- As Estratégias do TBL (Team-Based Learning)
- Metodologias ativas em salas de aula numerosas
- Metodologias ativas e os documentos oficiais
Critérios de avaliação
- ter no mínimo 85% de presença nas aulas, que ocorrerão às quintas-feiras, das 17:00 às 19:00, com início em 29/08/2024 e término em 05/12/2024;
- ter participação ativa no curso, demonstrada por meio de: atividades e discussões realizadas em sala de aula; atividades programadas para as horas de trabalho autônomo (leituras prévias e realização das entregas dos módulos do curso); e
- construção do portfólio individual e da avaliação de desempenho docente, no final do programa.
Critérios de seleção
- lecionar em escolas públicas do Estado de São Paulo;
- lecionar aulas da área de Ciências da Natureza ou afins e
- ter disponibilidade para frequentar as aulas, que ocorrerão às quintas-feiras em um dos campi: USP Butantã ou USP São Carlos.
Cronograma
- Inscrição: de 25 de julho a 5 de agosto, pelo sistema Apolo
- Confirmação de matrícula a partir de 6 de agosto
- Curso de 29/08 a 05/12