Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Perspectivas em Face da Democracia em Crise

Perspectivas em Face da Democracia em Crise

por Cláudia Regina - publicado 09/11/2020 09:38 - última modificação 09/11/2020 09:38

Detalhes do evento

Quando

de 27/11/2020 - 10:00
a 27/11/2020 - 12:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

A democracia representativa está em crise por toda parte. Para muitos eleitores, o regime não entrega o que promete, e muitos se sentem manipulados pela ação dos políticos e dos representantes eleitos, e não o foco das decisões tomadas pelo sistema político.  No centro da crise está a avaliação críticas dos líderes políticos e dos partidos que viabilizam a sua chegada ao poder. É como se a política tivesse perdido a capacidade de tocar a vida das pessoas comuns.

No Brasil, a democracia pós-autoritária completou 30 anos em 2018, o país é visto como uma das maiores democracias eleitorais do mundo, e muitos avanços econômicos e sociais foram realizados por governos democráticos entre meados dos anos 90 e a primeira década do século XXI. Mas, depois, esse período virtuoso se esgotou, as políticas econômicas levaram à recessão e ao desemprego de milhões em anos recentes, e as revelações sobre o volume e a extensão da corrupção política, bem como o agravamento da segurança pública, levaram à indignação e ao descrédito de amplos segmentos da população.

Apesar disso, os eleitores continuam sendo chamados a votar e a autorizar políticos e partidos a governarem em seu nome. Entre o mal estar com o regime e as expectativas criadas pelas campanhas eleitorais, a avaliação da qualidade da democracia permanece em aberto. Apesar de seus avanços, o regime ainda não está plenamente consolidado no país, e mantém déficits e distorções importantes que tornam o seu desempenho objeto de críticas cada vez mais severas dos brasileiros.

O seminário discutirá esses aspectos a partir das percepções públicas sobre o funcionamento das instituições democráticas. A adesão à democracia e a satisfação dos cidadãos, o impacto das percepções sobre a corrupção e do grau de tolerância individual no grau de adesão ao regime democrático e no comportamento político e o cenário da polarização política, à luz do papel do petismo e antipetismo nas eleições de 2018 são os principais temas a serem analisados. A preocupação é com o cenário potencial de recessão democrática que, tal como pesquisas internacionais apontam como tendência para outros contextos, afeta o Brasil. Os dados utilizados nas apresentações provêm de pesquisas realizadas pelo CESOP/Unicamp e NUpps/USP.

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Programação

Palestrantes:

Rachel Meneguello (Cesop/Unicamp)

Oswaldo Amaral (Cesop/Unicamp)

Moderador:

José Álvaro Moisés (IEA/USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo