Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Bônus Demográfico na América Latina

Bônus Demográfico na América Latina

por Rafael Borsanelli - publicado 05/06/2018 13:55 - última modificação 06/09/2018 13:07

Detalhes do evento

de 13/06/2018 - 14:00
a 13/06/2018 - 17:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Biblioteca, 129, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Na segunda atividade de Silvia Giorguli, presidente do Colégio do México, no IEA, será apresentado um panorama do bônus demográfico no México e no Estado de São Paulo. Os dados brasileiros serão apresentados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo.

Guilherme Ary Plonski (IEA-USP)

Painelistas

Silvia Elena Giorguli Saucedo (El Colegio de México)

Bernadette Waldvogel (Seade)

Otaviano Canuto (Banco Mundial) (via skype)

Resumos

O Dividendo Demográfico no México
Silvia Elena Giorguli Saucedo (El Colegio de México)

Assim como a maior parte da América Latina, a rápida queda de fertilidade que o México vivenciou ao longo das últimas quatro décadas levou a uma mudança na estrutura etária da população. Hoje, a população jovem atingiu o seu máximo e vai parar de crescer. Como resultado, o México atingirá sua menor taxa de dependência durante a próxima década. Este momento foi definido como um “dividendo demográfico”. Se condições econômicas e sociais específicas forem atendidas, a dinâmica demográfica deve favorecer o crescimento econômico e resultar em um cenário positivo para o desenvolvimento geral de um país. Até que ponto o México se preparou para capitalizar o dividendo demográfico? Quais serão os principais desafios decorrentes da estrutura etária que o país terá que enfrentar diante do atual contexto de desigualdade? Quais políticas públicas são necessárias para antecipá-las e capitalizar os potenciais da mudança demográfica antes de se entrar em um estágio de envelhecimento acelerado? Com base em dados recentes, esta apresentação reflete sobre como as mudanças populacionais podem ser integradas ao projeto nacional maior.

Síntese da Dinâmica Demográfica Paulista
Bernadette Waldvogel (Seade) e Carlos Eugenio de Carvalho Ferreira (Seade)

O processo de transição demográfica da população brasileira e mais especificamente da paulista, com queda acentuada da fecundidade para níveis inferiores ao da reposição e aumento progressivo da sobrevivência nas idades mais elevadas, está provocando rápida mudança na estrutura etária da população. Segundo projeções da Fundação Seade, a participação das faixas etárias mais jovens, no total da população paulista, está se reduzindo, enquanto a daquelas mais idosas vem se expandindo rapidamente.

Analisar a projeção populacional do Estado de São Paulo vem ao encontro de debate cada vez mais amplo sobre a questão demográfica no Brasil, estimulado pela problemática resultante das profundas transformações relativas à redução do crescimento populacional e às alterações na distribuição etária de seus habitantes. O envelhecimento populacional é um processo progressivo em todo o Estado. Enquanto no último recenseamento demográfico a população com menos de 15 anos superava o contingente de 65 anos e mais, no horizonte de 2050 o panorama será o inverso. Nesse cenário é preciso dedicar atenção especial na formulação atual e futura das políticas públicas, levando em conta os possíveis impactos dessas transformações e demandas sociais decorrentes do crescimento do segmento mais idoso da população.

Inscrições

Evento público e gratuito | Em espanhol (sem tradução) e português | Com inscrição prévia

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo