Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Os Desafios do Jornalismo e da Alfabetização Midiática em Face do Cenário de Desinformação no Mundo - The Challenges of Journalism and Media Literacy in Face of the Misinformation Scenario in the World

Os Desafios do Jornalismo e da Alfabetização Midiática em Face do Cenário de Desinformação no Mundo - The Challenges of Journalism and Media Literacy in Face of the Misinformation Scenario in the World

por Cláudia Regina - publicado 26/10/2021 15:35 - última modificação 29/10/2021 08:56

Detalhes do evento

Quando

de 29/10/2021 - 14:30
a 29/10/2021 - 16:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Este evento online é promovido pelo grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade (IEA-USP) como um esforço que integra as atividades da Semana Global da Alfabetização Midiática e Informacional 2021, estabelecida pela UNESCO. Durante o debate, os palestrantes convidados Claire Wardle (Diretora do First Draft) e Alexandre Amaral (Pesquisador do JDL) vão compartilhar os principais desafios que enfrentam em seus projetos, ao combater a desinformação através da Alfabetização Midiática.

---------------------------------------------------------

This online event is promoted by the research group Journalism, Law and Freedom (IEA-USP) as an effort that integrates the activities of the Global Week of Media and Information Literacy 2021, established by UNESCO. During the debate, guest speakers Claire Wardle (First Draft Director) and Alexandre Amaral (JDL Researcher) will share the main challenges they face in their projects, as they fight misinformation through Media Literacy.

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia / Free public event | no prior registration requested

Não haverá tradução simultânea /

No simultaneous translation available /

Não haverá certificação / No certification available

Programação

Palestrantes - Speakers

Claire Wardle

É atualmente a Diretora da First Draft nos EUA. A organização sem fins lucrativos trabalha em soluções para os desafios associados a confiança e verdade na era digital.

Wardle foi pesquisadora no Shorenstein Center na Harvard's Kennedy School, diretora de pesquisa no Tow Center for Digital Journalism da Columbia Journalism School, chefe de mídia social da Agência de Refugiados da ONU e diretora do serviço de notícias da Storyful.

É uma das maiores especialistas mundiais em conteúdo gerado pelo usuário e liderou dois projetos de pesquisa substanciais que investigam como isso é tratado por organizações de notícias. Ela faz parte do Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro da Informação e do Entretenimento.

Sua experiência de atuação está focada em mídia social, conteúdo gerado pelo usuário e verificação. Também possui vivência significativa na área de pesquisa, com ênfase em metodologias de pesquisa qualitativa.

--------------

Claire Wardle is currently the US Director of First Draft, a non-profit working on solutions to challenges associated with trust & truth in the digital age.

She was previously a Research Fellow at the Shorenstein Center at Harvard's Kennedy School, the Research Director at the Tow Center for Digital Journalism at Columbia Journalism School, head of social media for the UN Refugee Agency and Director of News Services for Storyful. Wardle is one of the world’s experts on user-generated content, and have led two substantial research projects investigating how it is handled by news organizations. She also sit on the World Economic Forum’s Global Agenda Council on the Future of Information and Entertainment.

Her  expertise lies in social media, user generated content and verification. I also have significant research experience, with an emphasis on qualitative research methodologies.

Alexandre Amaral

É jornalista, cineasta e peregrino. Atualmente, é gerente de comunicação da Milen (Rede de Especialistas em Alfabetização de Mídia e Informação da Deutsche Welle Akademie) e trabalha na Aliança Global para Alfabetização de Mídia e Informação da Unesco como coordenador de jovens na América Latina e no Caribe.

Ele trará algumas reflexões de uma série de pesquisas e de treinamentos em alfabetização midiática com os quais trabalhou em organizações de jovens para a Unesco este ano. Também irá explorar um estudo de caso sobre o impacto concreto de um projeto com o qual colaborou para a Digital Empowerment Foundation, uma ONG da Índia para desenvolver atividades de combate à desinformação e ao discurso de ódio em aldeias rurais.
--------------

Journalist, filmmaker and pilgrim. He is currently the communications manager for MILEN (Media and Information Literacy Expert Network, Deutsche Welle Akademie) and works with the UNESCO Global Alliance for Media and Information Literacy as a youth coordinator in Latin America and the Caribbean.

Alexandre will bring some reflections from a series of media literacy research/trainings in which he worked with youth organizations for UNESCO this year. He will also explore a case study on the concrete impact of a project, where he collaborated with the Digital Empowerment Foundation, an NGO in India, to develop activities to combat disinformation and hate speech in rural villages.

Moderador - Moderator

Edilamar Galvão

É pesquisadora nas áreas de Arte e Tecnologia, Comunicação, Jornalismo e Cultura Digital. Trabalha na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), onde é coordenadora do curso de graduação em Jornalismo, e criadora do LabJor FAAP (Laboratório de Conteúdos Jornalísticos Multiplataforma [www.faap.br/labjor]). Também é professora de Estética e disciplinas afins nos cursos de graduação e pós-graduação das áreas de Artes e Comunicação da instituição.

É graduada em Jornalismo pela Unesp (1993), defendeu o mestrado "Poesia (em) Tradução" (1999) pela PUC-SP, com a orientação da Arthur Nestrovski, e o doutorado na mesma instituição com a tese "A insuficiência da linguagem: fundamentos para uma estética da arte tecnológico-digital" (2006), sob orientação de Sérgio Bairon. Em 2017, concluiu o projeto de pós-doutorado "Tensões e ambiguidades na arte contemporânea: experiências de artes tecnológico-digitais na exploração/ampliação da diversidade cultural e na exposição de seus conflitos", no programa "Direitos, Humanidades e outras Legitimidades", do Núcleo Diversitas, no Departamento de História da FFLCH-USP.

--------------

Edilamar Galvão is a researcher in the areas of Art and Technology, Communication, Journalism and Digital Culture. She works at Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), where she is coordinator of the undergraduate course in Journalism, and creator of LabJor FAAP (Multiplatform Journalistic Content Laboratory (www.faap.br/labjor)). She is also a professor of Aesthetics and related disciplines in the undergraduate and graduate courses in the areas of Arts and Communication at the institution.

She holds a degree in Journalism from UNESP (1993), defended the master's degree "Poetry (in) Translation" (1999), and the doctorate "The insufficiency of language: foundations for an aesthetic of technological-digital art" (2006), by PUC- SP and held a Master's degree in Educational Technology, by FAAP (2004). In 2018, he completed the postdoctoral project "Tensions and ambiguities in contemporary art: experiences of technological-digital arts in the exploration/expansion of cultural diversity and the exhibition of its conflicts", in the program "Rights, Humanities and other Legitimacies", from Núcleo Diversitas, at the Department of History at FFLCH/USP.

Convidados - Guests

Elisa Tobias

Educomunicadora, formada pela ECA USP, com parte da formação em Lisboa. Analista de comunicação do Instituto Palavra Aberta. Tem experiência em comunicação voltada ao terceiro setor, agências de marketing digital e na iniciativa privada na área de marketing. Também possui formação em Logística.

--------------

Bachaler of Educommunication at ECA/USP, with part of the graduation in Lisbon. Communication analyst at Palavra Aberta Institute. She has experience in third sector organizations, in digital marketing agencies and in private companies in the marketing area. She also has a degree in logistics.

Emílio Moreno

Jornalista formado em comunicação social pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, cursa o MBA em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM do Rio. Especializou-se em marketing digital e distribuição de conteúdo para plataformas digitais atuando em veículos como O Povo, TV Jangadeiro, TV Ceará e Intercept Brasil. É gestor de comunidades do Redes Cordiais, organização de educação midiática.

--------------

Journalist graduated in Social Communication at Estádio do Ceará University Center. He is currently taking his MBA in Marketing and Digital Communication at ESPM-Rio. He has a large experience in digital marketing and content distribution for digital platforms, working at media companies as O Povo, TV Jangadeiro, TV Ceará and Intercept Brasil. He works as communities manager at Redes Cordiais, a media literacy organization.

Januária Cristina Alves

Mestre em comunicação social pela ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), jornalista, educomunicadora, autora de mais de 50 livros infantojuvenis, duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira, coautora do livro “Como não ser enganado pelas fake news” (editora Moderna), membro da Associação Brasileira de pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom e da Mil Alliance, a Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco.

--------------

Master in Social Communication at ECA/USP, journalist, educommunicator, writer of more than 50 children’s books, twice winner of Jabuti, the most important award of Brazilian literature, cowriter of “Como não ser enganado pelas fake news” (How to avoid being fooled by fake news), member of ABPEducom (Brazilian association of educommunication researchers and professionals) and of Unesco’s Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL)

Maria Clara Cabral

Jornalista há mais de 15 anos, trabalhou na Folha de S.Paulo, no portal Terra e no Diário do Grande ABC. Em 2020, fundou a Qualé, revista quinzenal, impressa e digital, para crianças, plural, apartidária e que conta com revisão didática e consultoria pedagógica. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social, de combate às fake news e para o desenvolvimento da curiosidade e do senso crítico das crianças.

--------------

Journalist with more than 15 years of experience, she has worked at Folha de S.Paulo, Portal Terra and Diário do Grande ABC. In 2020, founded Qualé, a digital and printed biweekly magazine for children, that is pluralistic, nonpartisan and has didactic revision and pedagogical consultancy. She believes in journalism as a tool for social transformation, for fighting fake news and also to promote children’s curiosity and critical thinking.

 

 

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo